GM entra na briga contra lobby do etanol e defende elétricos
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Os executivos da GM decidiram arregaçar as mangas e a montadora entrou na briga contra o lobby do etanol, que tenta atrasar ao máximo a criação de um mercado de carros elétricos a bateria no Brasil. Pela primeira vez, Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, fez uma apresentação pública comparando as vantagens do carro elétrico perante o carro híbrido.

Recentemente, Chamorro já tinha revelado que a GM pretende fabricar carros elétricos no Brasil na próxima década e que a montadora não vai participar de nenhum programa de carros híbridos, pois considera que essa tecnologia já cumpriu seu papel de transição.

Por outro lado, a Stellantis e a Volkswagen lideram o forte lobby estabelecido há cerca de um ano para que o etanol seja escolhido como o modelo energético brasileiro na transição para os carros 100% elétricos. Um dos desejos do lobby é acabar com a isenção do imposto de importação para carros elétricos, taxando-os em 35%. A Anfavea gosta da ideia do etanol, mas se mantém neutra nessa disputa, pois há duas correntes entre seus associados.

Os dois movimentos feitos por Santiago Chamorro – deixando implícito que a GM só produzirá carros no Brasil do futuro se eles forem elétricos a bateria – têm peso nessa disputa, que estava praticamente com um único discurso: o híbrido a etanol como solução.

Mas, apesar dos passos dados por Chamorro, a posição da General Motors ainda é bastante cômoda. Ao contrário da Volvo, da Audi e da Porsche, que estão investindo milhões em infra-estrutura para carregamento de carros elétricos, a GM só tem à venda dois carros (Bolt EV e Bolt EUV) que sairão de linha. No mais, oferece carregadores de até 22 kWh para seus clientes.

Parece pouco para uma montadora que precisa de um mercado sólido e com muitos carros elétricos para realizar seu futuro como fabricante no país. Ao contrário, a Stellantis e a Volkswagen argumentam que uma das vantagens do híbrido a etanol é a gigantesca rede de abastecimento já implantada no país. Em três anos, as duas terão modelos híbridos em faixas de preço mais populares.

Tanto do lado da GM como do lado da Stellantis e da Volks, os executivos mostram as vantagens que o Brasil terá se adotar um programa de popularização de carros elétricos a bateria ou carros híbridos a etanol. Tentar influenciar formadores de opinião e legisladores. Mas, na verdade, as empresas defendem principalmente seus modelos de negócio.

Para a GM, é importante que o governo brasileiro incentive a popularização dos carros elétricos porque, sem um mercado forte, talvez tenha que seguir o rumo da Ford e se tornar apenas uma importadora de veículos caríssimos para um público reduzido. Afinal, mesmo que São Caetano do Sul queira uma transição mais alongada, Detroit já decidiu que os carros Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick serão elétricos no mundo inteiro.

Para a Stellantis e a Volkswagen, é importante que o governo crie benefícios para um futuro carro híbrido a etanol porque essa transição será mais barata, permitindo que ambas mantenham lucros na operação brasileira para ajudar a financiar os carros elétricos que estão sendo despejados nos mercados da Europa, da China e dos Estados Unidos.

Tentando ser neutra nesse debate, a Anfavea promoverá no dia 14 de junho, em Brasília, o Summit Anfavea de Mobilidade Elétrica. Esse encontro será destinado à imprensa, ao governo, às lideranças estaduais e municipais, à academia e ao setor privado.

Haverá 50 veículos eletrificados expostos no local, desde automóveis de passeio como comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e componentes. Haverá painéis de debates para que os participantes considerem as alternativas que o Brasil tem para reduzir as emissões de CO2 no âmbito da mobilidade.

Será mais uma oportunidade para que a GM defenda sua visão a favor dos elétricos e para que a Stellantis e a Volkswagen mostrem as vantagens do carro híbrido a etanol.

Na terça, 9, no Linkedin, Santiago Chamorro publicou uma foto sua ao lado de um Chevrolet Bolt EUV. “A vida é movida à desafios, e hoje eu tive a oportunidade de participar do challenge do Bolt EUV, que acaba de estabelecer o recorde mundial de autonomia do modelo elétrico”, escreveu. “Ao todo, o recém-lançado SUV zero emissão da Chevrolet percorreu 901,8 quilômetros com apenas uma carga da bateria – mais do que o dobro do ciclo padrão declarado.”