A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Antônio João, com apoio da Polícia Militar (2º Pelotão de Antônio João-MS e Força Tática do 4º BPM), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 28/06, a 1ª fase da operação ‘Sustine et Abstine’, que visa combater o tráfico ilícito de substâncias entorpecentes em Antônio João-MS.
As investigações tiveram início após registros de delitos patrimoniais ocorridos no município, no período que compreende o final de 2022 e o mês de maio de 2023. No curso das diligências, a Polícia Civil identificou diversos usuários de substâncias entorpecentes, que apontaram como fornecedora de ‘crack’ uma mulher de 53 anos de idade, que utilizava a própria residência como ‘boca de fumo’, bem como recebia objetos de origem ilícita como forma de pagamento pelas drogas.
Durante o monitoramento do local, constatou-se a procedência das informações, tendo a autoridade policial representado pela prisão preventiva da suspeita, bem como pela busca no imóvel. Durante o cumprimento dos mandados, além da prisão da traficante, foram apreendidas porções prontas de crack, petrechos para preparação da substância para a venda, objetos sem procedência e dinheiro.
A mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e conduzida para a unidade policial.
O nome da operação faz alusão à máxima dos estoicos atribuída ao filósofo Epiteto, aconselhando resignação no infortúnio e abstenção de todos os prazeres que podem prejudicar a liberdade moral.