O Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) firmaram uma parceria estratégica para aumentar a contribuição de ambos os setores à economia desse país centro-americano, especialmente aos empreendimentos de pequeno e médio porte.
O acordo permitiria, por exemplo, atrair mais visitantes internacionais às atividades de turismo rural comunitário e gastronômico na Costa Rica, os quais visitariam o país para participar de eventos organizados pelo IICA no país.
A assinatura do convênio ocorreu durante a reunião do Comitê Executivo do IICA, realizada na sede central do organismo hemisférico, em São José, da qual participam ministros da agricultura e outras altas autoridades do setor, provenientes de pelo menos 25 países das Américas.
“O turismo e a agricultura têm muitos pontos de convergência. Os produtos agrícolas que chegam à mesa dos turistas nacionais e internacionais permitem que complementem a sua experiência pelo prisma gastronômico ao percorrer o país. Com a assinatura desse convênio quadro com o IICA, será plantada a semente de um trabalho conjunto que dará frutos no curto e médio prazo para gerar capacitações conjuntas, promover a gastronomia como um motivador de viagens e, inclusive, para a atração de eventos internacionais no segmento de turismo de conferências”, destacou William Rodríguez, Ministro de Turismo da Costa Rica.
“Tenho visto o crescimento do turismo na Costa Rica nos últimos 30 anos, a institucionalidade foi se fortalecendo e se tornou mais evidente a relação entre turismo e agricultura, em um país sempre verde como esse, onde a biodiversidade desempenha um papel fundamental e em que a agricultura precisa entender que, além de produzir, deve gerar receitas extras a partir do respeito à diversidade”, afirmou o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.
Rodríguez e Otero firmaram o convênio no segundo dia do Comitê Executivo do IICA, em que os ministros discutiram ações para fortalecer a agricultura das Américas, a qual valorizam como estratégica para a segurança alimentar, nutricional e ambiental do mundo.
De fato, a partir do convênio, a sede central do IICA em São José seria reconhecida pelo Instituto Costarriquenho de Turismo para a realização de eventos internacionais de interesse comum, o que incluiria a visita de presidentes, ministros ou outras autoridades e delegações oficiais de países das Américas.
Além disso, o ICT colaboraria com o IICA nos trâmites para a atração de eventos internacionais e facilitaria a presença da “Marca País” da Costa Rica em atividades específicas realizadas pelo organismo hemisférico, com o objetivo de alcançar uma maior visibilidade.
“Com a firme crença de que a agricultura precisa ser um instrumento para a paz, assinamos esse acordo com o ICT para buscar um impacto concreto e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, não só dos costarriquenhos, mas dos visitantes internacionais que vêm a essa terra tão linda”, acrescentou o Diretor Geral do IICA.