Polícia Civil divulga balanço sobre operação “Fronteiras e Divisas”
W3.CSS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul divulgou nesta quarta-feira, 26/07, o balanço da operação “Fronteiras e Divisas”, que prevê ações integradas entre Forças de Segurança dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. A deflagração aconteceu no último dia 18/07 e teve encerramento no último dia 23.

Durante a operação, policiais civis, militares, penais, com apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), em caráter cooperativo, intensificaram a fiscalização, vigilância e controle nas áreas limítrofes com os estados de São Paulo e Paraná, além de ações integradas e cooperação tecnológica com essas mesmas unidades da federação, acrescentados o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tais medidas estão sendo adotadas, em consonância com o Protocolo de Intenções assinado pelos estados partícipes, por intermédio das respectivas Secretarias de
Estado de Justiça e Segurança Pública, e seguindo o Plano Estratégico elaborado por cada unidade da federação. O objetivo é prevenir e reprimir crimes nas regiões fronteiriças, como: tráfico de drogas, de armas, crimes rurais, roubos, homicídios, entre outros. 

Pela Polícia Civil participaram as delegacias pertencentes às regionais de Bataguassu, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, além da DEFRON, GARRAS e DELEAGRO. Ao todo foram empregados 153 policiais e 43 viaturas.

No período mencionado, 10 pessoas foram presas em flagrante e 3 adolescentes foram apreendidos. Além disso foram cumpridos 15 mandados de prisão e 3 de busca e apreensão. 

4 armas de fogo e 144 munições foram tiradas de circulação. Ainda foram apreendidos: 2.799.529g de maconha, 6,3g de crack, 104,1g de cocaína, 63,4g de pasta-base, 4 veículos e outros 2 objetos. 

Houve também a incineração de 300kg de entorpecentes diversos.