Segundo o 10º levantamento de grãos divulgado recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil terá em 2023 a maior safra de grãos já produzida. O volume da produção brasileira de grãos deverá atingir 317,6 milhões de toneladas na safra 2022/2023, um crescimento de 16,5% ou 44,9 milhões de toneladas acima da safra 2021/22.
Em outra pesquisa, feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Brasil continua na quarta posição na produção mundial de grãos (arroz, cevada, milho, soja e trigo). A China, que mantém a primeira colocação no ranking, viu cair a produção em 2,83%. Já os Estados Unidos, que estão na vice-liderança, observaram crescimento de 1,02%. O ranking é composto ainda por Índia, em 4º lugar, seguida por México, Rússia, Espanha, Vietnã, Argentina e Alemanha.
Já no segmento de rações para animais, o Brasil vem registrando taxas anuais de crescimento e a tendência é positiva. De acordo ao Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a expectativa é de crescimento entre 2% e 3% em 2023, com resultados que apontam para a produção de 82 milhões de toneladas de ração.
É neste contexto que a Victam Corporation, que há mais de 60 anos responde pelos maiores eventos do mundo dedicados às indústrias de nutrição animal, que inclui pet foods, aqua feed (piscicultura), avicultura, ruminantes e animais de grande porte, além de setor de processamento de grãos, realizados na Holanda, Turquia e Tailândia, lança a primeira edição da VICTAM LatAm, entre os dias 3 e 5 de outubro de 2023 no Expo Center Norte, em São Paulo.
O objetivo dos organizadores é abrir um espaço dedicado ao mercado latino-americano para negócios neste setor, sendo uma extensão para os expositores globais acessarem o mercado nessa região tão promissora. Além disso, o evento será o local ideal para que os profissionais de destaque no setor possam compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados ao desenvolvimento da cadeia de valor da nutrição animal. Além de promover oportunidades de colaboração e networking entre os profissionais e empresas da área.
“A América Latina tem um importante papel no cenário mundial de nutrição animal e processamento de grãos e, dessa forma, depois firmarmos nossos eventos na Europa, Oriente e Ásia, nada mais natural do que estarmos presentes para alavancar ainda mais o setor nessa região”, afirmou o disse o diretor geral da VICTAM Corporation, Sebas van den Ende.
Segundo o executivo, a entrada no mercado latino-americano contará com o apoio das empresas consideradas “Membros Fundadores”: Andritz, CMP, Famsun, Wenger e Zheng Chang. “A participação dessas grandes companhias nessa iniciativa será de grande importância para o cumprimento de nosso objetivo, que é o de tornar a VICTAM LatAm o principal catalisador de negócios voltados ao processamento de grãos e à nutrição animal”, comenta Sebas van den Ende.
Com cerca de 10.000 m2 de área de exposição no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, o evento já conta com a confirmação de mais 150 empresas nacionais e internacionais, que representam cerca de 250 marcas, entre elas, grandes nomes como Buhler, AGI, Evonik, Van Aarsen, Ferraz Máquinas, Kahl, Vantec, Equitec, já confirmaram sua participação, sendo 50% dos expositores estrangeiros.
Para o Managing Director da Interlink Exhibitions, Cassiano Facchinetti, promotora do evento no Brasil, a VICTAM LatAm 2023 chega para oferecer aos visitantes da América Latina as principais inovações e novas tecnologias que expositores das áreas de equipamentos, silos, máquinas, ingredientes e aditivos levarão ao evento. “Desenvolver ainda mais o potencial do mercado latino-americano, promovendo a produtividade, eficiência e a competitividade por meio da inovação e da tecnologia é o foco desse grande evento”, comenta Facchinetti.
Parcerias
Em paralelo à VICTAM LatAm 2023, será realizado o GRAPAS LatAm, evento dedicado à moagem e ao processamento de grãos, arroz, soja e farinhas. Na versão latino-americana, a VICTAM faz parceria com a associação norte-americana de processamento e manuseio de grãos GEAPS (Grain Elevator and Processing Society), que lança seu evento em um espaço compartilhado com VICTAM e GRAPAS. Juntos, os três eventos formam a plataforma ideal para as indústrias de nutrição animal e processamento de grãos na América Latina.
Além disso, a VICTAM LatAm conta também com parcerias de associações brasileiras, como a ABIAM, ABIEC, ABPA, ABRA, AQUABIO e Peixes BR, sem falar de parceiros internacionais, como GMP+, Misset, Perendale, RTRS, University of Wageningen e WPSA.
Congresso e conferências
A VICTAM LatAm 2023 oferecerá ao visitante, além da área de exposição, um programa extenso de conferências com seminários, workshops e debates. “A intenção é que o visitante da VICTAM LatAm 2023 tenha uma experiência completa em termos de inovação, tecnologia, conhecimento, networking e a possibilidade de efetivar negócios”, diz Sebas van den Ende.
Com o apoio da rede de contatos da VICTAM Corporation em tecnologia de ração e processamento de ração animal, juntamente com a rede da GEAPS no manuseio de grãos, será realizada a Conferência Clear Focus, com seminários, workshops e mesas redondas. “O fato de fortes associações brasileiras e argentinas usarem a plataforma para sediarem a conferência é uma ferramenta importante para atrair visitantes do Brasil e países vizinhos. Além disso, vários expositores aproveitarão para organizar um seminário técnico”, explica o executivo.
Já a parceria com a Universidade de Wageningen, localizada na Holanda e apoiada pela Fundação VICTAM, realizará o 3º Congresso Internacional de Tecnologia de Alimentos (IFTC) durante o evento. O objetivo é que o IFTC 2023 reúna estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria para a troca de conhecimentos e experiências, o compartilhamento de desenvolvimentos técnicos e científicos nas áreas de tecnologia de alimentação animal e para o fomento da discussão sobre os resultados mais recentes. “O foco claro é fornecer um veículo para aprimorar a cooperação entre a indústria e as instituições de pesquisa e permitir a criação de projetos inovadores e colaborações”, explica Sebas van den Ende.
O congresso terá apresentações temáticas de palestrantes internacionais do Brasil, Chile e Uruguai, que envolverão a nutrição animal, a tecnologia alimentar na Europa, os desenvolvimentos recentes na nutrição de suínos e aves, os desafios para a pecuária leiteira sul-americana, o controle de micotoxinas, a segurança alimentar na América do Sul, entre outros.