Segunda – 21 de agosto – Mulheres de Areia
Marcos descobre a verdadeira Raquel: fria e mentirosa. Como o espantalho não deu certo, Zé Pedro propõe a Virgílio greve geral em Pontal. Raquel tenta fazer as pazes com Marcos, mas ele não se dobra. Numa boate, Vanderlei e Andréa se beijam. Os pescadores fazem uma reunião e Floriano decide usar o dinheiro que Marcos lhe deu para comprar mais barcos. Raquel vai para Pontal fazer com que o pai desista dessa ideia e acaba discutindo com Ruth, que a derruba na cama num primeiro acesso de raiva.
Raquel elogia Ruth por deixar de ser pamonha. Vera comenta com Maria Helena que está com medo de que Zé Luiz a procure. O detetive fotografa Vanderlei abraçado com Raquel. Donato descobre que os pescadores querem deixar de trabalhar para ele e todos acham que foi Da Lua quem contou sobre a reunião. Da Lua fica chateado e não consegue convencê-los do contrário. Só Ruth e Glorinha acreditam nele. Para piorar, Donato confirma que o traidor é Da Lua. Ao saber disso, Tito briga com ele. Zé Luiz telefona para Vera.
Vera desliga o telefone no mesmo momento. De tão nervoso, Zé Luiz atropela o padre. Glorinha briga com Tito ao saber que ele bateu em Da Lua. Ruth também o trata mal, para espanto de todos. Os pescadores fazem nova reunião e Marujo fica atento quando Floriano diz que o dinheiro está bem guardado com ele. Os comerciantes pressionam o prefeito a liberar a praia. Virgílio vai para a fazenda e exige que Alaor não freqüente a casa porque é apenas um empregado. Como não engole desaforos, o capataz pede demissão.
Terça – 22 de agosto – Mulheres de Areia
Virgílio não aceita a demissão de Alaor, mas ele diz que só fica até arranjar outro capataz para a fazenda. Do Carmo escuta Donato dizer que não foi Da Lua quem contou sobre a compra dos barcos e os pescadores fazem as pazes com ele. Marcos e Raquel ficam sabendo que Andréa ficou noiva de Vanderlei. A primeira reação de Raquel é dar um chute na gaveta, mas depois ela faz carinho no marido. Sem querer, Da Lua revela a Donato que Floriano está guardando o dinheiro na casa dele. Raquel se encontra com Vanderlei.
Quarta – 23 de agosto – Mulheres de Areia
Enquanto Vanderlei tenta de todas as formas despachar Raquel, o detetive de plantão avisa Virgílio. Donato invade o quarto de Floriano e rouba o seu dinheiro. Virgílio diz a Marcos que Raquel está passando mal e lhe dá o endereço do bar onde ela está. Malu não aguenta mais ver Duarte tomando conta dela e o obriga a voltar para o Rio. Marcos não chega a tempo de flagrar Raquel com Vanderlei. Floriano denuncia o roubo do seu dinheiro e todos desconfiam de Donato. O delegado chega à casa do pescador para uma busca.
Quinta – 24 de agosto – Mulheres de Areia
Donato aceita que o delegado vasculhe a casa. Num baile, Tônia se arruma toda bonita para Joel, mas ele se interessa por Maria Helena. Por enquanto, Tônia não desistirá de ficar com ele. Em outro canto da festa, Vera vê Zé Luiz e sai correndo. O delegado não revista o próprio Donato, que estava escondendo o dinheiro. Zé Luiz conta a Joel sobre o seu caso com Vera. Ainda solteira, ela só saía com homens ricos e ele escondeu dela que era um simples estudante. Raquel vai a Pontal consolar a mãe e Marcos decide buscá-la.
Sexta – 25 de agosto – Mulheres de Areia
Raquel põe um vestido de Ruth para ir ao encontro de Vanderlei. Para sua sorte, ela só levou uma roupa e quis trocar. Da Lua pega uma faca para matar Raquel. Só assim a Ruthinha poderá ficar com Marcos. A incansável Raquel procura Vanderlei para que ele desista de Andréa. Marcos vê os dois. Claro que ela se faz passar por Ruth. Como já viu esse filme, Marcos exige provas e vai até a casa dela, mas Raquel dá um jeito de passar a aliança para Isaura entregar a Ruth. Ela bate o pé, mas acaba cedendo ao pedido da mãe.
Segunda – 28 de agosto – Mulheres de Areia
Ruth, vestida como Raquel, diz a Marcos que o ama. Virgílio comenta com Andréa que Raquel está a beira de um ataque de nervos por causa do noivado. Alemão estraga os planos de Da Lua ao contar que Marcos está em Pontal. Marujo cobra o prometido passeio de barco a Donato e o patrão marca a saída à noite, quando os dois farão um “servicinho”. Ruth diz a Raquel que nunca mais vai enganar Marcos e dá uma bofetada na irmã. Carola percebe que Alaor está interessado em Malu. Virgílio marca uma greve geral.
Terça – 29 de agosto – Mulheres de Areia
Virgílio comenta, cheio de inveja, que o restaurante de Joel é o único que não está em crise. Malu, então, tem a brilhante ideia de se aproximar de Joel para provocar o pai. Ela simula um afogamento no local onde Joel mergulha. Ele a tira da água e faz respiração boca-a-boca, e Tônia tem mais um motivo para ficar com raiva do namorado. Otavinho, que parece fotógrafo particular de Malu, registra tudo. Donato explica a Marujo que eles vão furar o casco do barco de Chico Belo em alto-mar. Virgílio se descontrola com Raquel.
Quarta – 30 de agosto – Mulheres de Areia
Raquel deixa Virgílio irritado ao assegurar que não vai se separar de Marcos. Depois de afundar o barco de Chico Belo, Donato despacha Marujo. Numa nervosa discussão, Virgílio atira um livro na direção de Breno, mas não acerta. Bêbado, Marujo quase confessa que ajudou a afundar o barco, mas Donato chega a tempo de impedir. Joel vai almoçar na casa de Virgílio e Malu pede que ele lhe dê aulas de violão. Ela quer mesmo é namorar com ele. Virgílio agarra Tônia e ela atinge a testa dele com um objeto pesado
Quinta – 31 de agosto – Mulheres de Areia
Clarita mostra os exames de Virgílio para Arlete e elas desconfiam de que ele está com uma doença grave. Joel fica empolgado com o interesse de Malu por ele. Virgílio marca um jantar para pedir desculpas a Breno e escolhe o restaurante de Joel, para dar a impressão de que não é rancoroso. Como não conseguiu nada com Tônia, Virgílio agarra Clarita, mas a chama pelo nome da primeira. Tônia desconfia dos planos de Malu e quebra o violão de Joel. Raquel pergunta a Vanderlei quanto ele quer para largar Andréa.
Sexta – 01 de setembro – Mulheres de Areia
Vanderlei bate a porta na cara de Raquel. O comércio de Pontal faz greve geral. O bazar de Tônia é o único que amanhece aberto, mas Joel usa seu charme para que ela mude de ideia. Raquel se arruma para rever Vanderlei, mas Floriano a tranca no quarto. Tito e Glorinha fazem as pazes. Raquel pula a janela. Por causa da greve, acontece um quebra-quebra no mercado municipal. Raquel vê Vanderlei com Andréa e vai esfriar a cabeça. Da Lua vê Raquel em cima das pedras. os dois discutem, ele perde o equilíbrio e cai.
Segunda – 04 de setembro – Mulheres de Areia
Raquel se acalma ao ver que Da Lua está respirando. Floriano e Alzira chegam ao local onde ele caiu e acusam Raquel, mas ela diz que só tentou se defender. Eles levam o rapaz desmaiado para casa e todos o visitam. Breno consegue fazer o comércio reabrir. Marcos dá uma jóia a Raquel pelos seis meses de casados. O casal sai para comemorar e encontra Andréa e Vanderlei. Raquel não fica nem mais um minuto no bar. Em casa, eles brigam mais uma vez. Da Lua sonha com a morte do pai: Donato o empurrou das pedras.
Terça – 05 de setembro – Mulheres de Areia
Da Lua acorda e acusa Donato, mas Glorinha acha que é delírio. Joel arranja outro violão e começa a dar aulas para Malu. Virgílio conta a César que vai conseguir comprar o restaurante de Joel graças a Malu, sem ela saber. Como o rapaz está interessado por ela, vai querer largar tudo em Pontal para vir morar no Rio. Donato chama Marujo para mais um servicinho: afundar os dois barcos de Floriano. Na festa de aniversário de Clarita, Raquel se encontra com Vanderlei nos fundos da casa. Ela o beija à força e Marcos vê.
Quarta – 06 de setembro – Mulheres de Areia
Marcos e Vanderlei trocam socos e pontapés. Tônia fica do lado de fora da casa e vê Malu junto com Joel. Ela atira uma pedra, mas acerta Breno. Tônia é flagrada e Virgílio diz que foi um atentado contra o prefeito. Ela vai para a cadeia e Virgílio diz que só vai retirar a queixa se ela ficar com ele. Depois, tenta agarrá-la e Otavinho fotografa. Raquel confessa a Marcos que foi ela quem agarrou Vanderlei. Marcos lhe dá uma bofetada . No dia seguinte, Marcos tenta trancar Raquel no quarto, mas ela foge para se encontrar com Vanderlei.
Quinta – 07 de setembro – Mulheres de Areia
Raquel sai de casa xingando Marcos e dizendo que voltará com uma surpresa para ele. Virgílio se alegra ao saber que o filho vai pedir o divórcio. Com seu choro, Ruth confirma ao pai que ainda é apaixonada por Marcos. Virgílio mostra para Marcos todas as fotos que tirou de Raquel junto de Vanderlei. O filho assegura que vai pedir para César providenciar o divórcio imediatamente. Donato e Marujo só têm tempo de afundar um barco de Floriano. Quando ele chega, os dois se escondem no ancoradouro.
Sexta – 08 de setembro – Mulheres de Areia
Os dois fogem sem ser vistos e Floriano se desespera com o sumiço do barco. Novamente ele procura o delegado que promete abrir um inquérito para descobrir quem é o culpado. Clarita desconfia que Andréa está por trás da briga de Marcos e Raquel. Virgílio recebe um envelope com fotos que o mostram agarrando Tônia na cadeia e retira a queixa contra ela. Raquel vai para Pontal e pede a mãe que não diga nada sobre a separação. Ela pensa melhor e decide mudar de ideia. Volta para casa e anuncia sua gravidez para Marcos.
Segunda – 11 de setembro – Mulheres de Areia
Marcos não acredita em Raquel e pede à mãe que vá com ela ao médico. E avisa que, mesmo assim, o divórcio ainda está de pé. César aconselha Marcos a sair de casa para não ceder aos caprichos de Raquel, mas ele não acha que corre perigo. Chico Belo se humilha para pedir emprego a Donato. Joel beija Malu apaixonadamente. Marcos fica sabendo que o exame de gravidez deu positivo. Raquel conta a Vanderlei que vai se separar e ele volta a repetir que não vai desmanchar o noivado com Andréa.
Terça – 12 de setembro – Mulheres de Areia
“To em outra e não sobrou lugar para você, Raquel.”. Clarita comenta com Arlete que vai esperar o diagnóstico da doença de Virgílio para largá-lo. Marcos não aceita o convite de César para morar com ele. Malu conta a Carola que Joel vai vender o restaurante. Malu acha que assim vai deixar Virgílio morrendo de raiva. Raquel conta aos pais que está grávida e, ao voltar para casa, começa o seu plano para reconquistar Marcos. Raquel finge um mal-estar e, com muita meiguice, pede para que Marcos durma com ela.
Quarta – 13 de setembro – Mulheres de Areia
Marcos a repele e Raquel se faz de vítima. Na frente da prefeitura, uma multidão carrega cartazes com as frases: “Abaixo ao Prefeito” e “Liberem a praia já!”. Os manifestantes começam a brigar entre si, o delegado atira para o alto e o prefeito faz um discurso. Manoela puxa um coro a favor de Breno e o povo acaba aplaudindo. O plano de Virgílio fracassa mais uma vez. Num rompante, Sampaio se declara para Arlete. Malu escuta Virgílio dizer a César que finalmente vai comprar o restaurante de Joel, como tanto sonhou.
Quinta – 14 de setembro – Mulheres de Areia
Desesperada, Malu procura Joel. Vera desconfia que a manifestação foi tramada por Virgílio e pede que Maria Helena investigue no hotel. Malu revela a Joel que armou o encontro dos dois para provocar o pai e que ele não pode vender seu restaurante. Joel fica revoltado, mas ouve o seu conselho. Isaura conta a Donato que Da Lua quer matá-lo. Marcos estranha ao ver Raquel fazendo tricô. Ruth aconselha Da Lua a se fingir de amigo de Donato para que ele não o denuncie. Raquel se queima no fogão e Marcos a socorre.
Sexta – 15 de setembro – Mulheres de Areia
Raquel e Marcos estão quase se beijando quando Malu aparece. Malu percebe a intenção de Raquel e diz que vai vigiá-la. Floriano aconselha Ruth a namorar o delegado Rodrigo. Juju vai à corretora para aprender o serviço de Sampaio. Assim, quando ele morrer, poderá ocupar o seu lugar. Sampaio acha graça porque a mulher pensa que ele está com uma doença grave e morrerá logo. Maria Helena descobre que Virgílio armou a manifestação contra o prefeito. Raquel faz aniversário e dá um beijo em Marcos, que corresponde.
Segunda – 18 de setembro – Mulheres de Areia
Raquel diz que o beijo é um presente especial. Virgílio reclama com Marcos, mas ele achou a atitude normal. Sampaio quer a demissão de César, mas Virgílio não aceita. Depois, Virgílio pede a César que vá a Pontal vigiar Marcos e Raquel. Ele reluta, pois não quer encontrar Ruth, mas não tem como recusar. Vera conta a Breno o que Maria Helena descobriu, mas ele não acredita. Raquel e Ruth trocam presentes. César vai cumprimentar Ruth, mas ela se esquiva. Arlete percebe que há algo de errado e Ruth pede desculpa.
Terça – 19 de setembro – Mulheres de Areia
Arlete, César, Raquel e Marcos vão passear de iate. Clarita pergunta a Ruth sobre o seu namoro com Marcos, mas ela muda de assunto. César não deixa Marcos ficar sozinho com Raquel. Tônia aceita um convite de Munhoz para passear de lancha. Raquel sai no meio da festa para se encontrar com Vanderlei no hotel, mas ele não abre a porta. Donato leva oferendas para Iemanjá numa festa na praia. Raquel se cansa de bater na porta e fica sentada no corredor, quase chorando. Isaura encontra Raquel .
Quarta – 20 de setembro – Mulheres de Areia
Isaura leva Raquel pra casa. Marcos estranha o sumiço de Raquel, mas Isaura explica que ela passou mal. Vanderlei viaja para o Rio. Clarita conta a Marcos que os pais eram feirantes, para a surpresa do filho. Raquel comenta com a mãe que até o fim da semana vai fazer as pazes com Marcos. Joel recebe um telegrama do primo Vítor, avisando que ele está indo para Pontal cobrar a dívida que ele lhe deve. Joel conta a Tônia que vai fugir e a chama para ir junto, mas ela se nega. Virgílio resolve mandar Malu para a Suíça. Malu mente que está grávida e diz que o pai é Alaor.
Quinta – 21 de setembro – Mulheres de Areia
Malu pede para Alaor confirmar a gravidez. Virgílio conversa com ele e decide marcar o casamento. Malu revela a Marcos que é tudo mentira. Depois, ela explica ao caubói que vai anular o casamento. Virgílio e Clarita preferem uma cerimônia discreta para que ninguém saiba de nada e dão a fazenda para os dois morarem. Alaor conta a Marcos que só aceitou participar da farsa porque é apaixonado por Malu. Raquel conta a Ruth que Alaor vai se casar com Malu porque ela está grávida e a irmã deixa a xícara cair.
Sexta – 22 de setembro – Mulheres de Areia
Raquel pergunta porque Ruth está nervosa, e a irmã vai embora sem responder. Da Lua insiste que Ruth conte seu segredo. Carola desabafa com seu pai por causa do casamento. Virgílio discute com Alaor e o caubói sai em defesa de Malu, que fica admirada. Depois, Alaor conversa com Malu sobre o seu namorado e ela diz que ainda gosta dele. Raquel convida Marcos para um jantar íntimo. Ruth conta a Da Lua que teve um romance com César e ele a abandonou quando ela estava grávida, mas pede que ele guarde segredo.
UM CLÁSSICO DE IVANI RIBEIRO
A consagrada obra de Ivani Ribeiro, originalmente lançada em 1993, está de volta à telinha.
Ambientada em Pontal D’Areia, ‘Mulheres de Areia’ focaliza não apenas a relação entre as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Gloria Pires, mas também aborda importantes questões ambientais como a poluição das águas das praias. O empresário bem-sucedido Virgílio Assunção, personificado por Raul Cortez, é proprietário de uma grande pousada na região, com ambições de transformar a cidade em um importante polo turístico.
No entanto, seus planos são contestados por seu cunhado, o prefeito Breno Soares, interpretado por Daniel Dantas. A descoberta de que as águas da praia de Pontal estão poluídas catalisa uma série de conflitos entre Virgílio e outros personagens que se unem na defesa do meio ambiente.
Entre os aliados de Breno estão Tônia, vivida por Andrea Beltrão, dona de um bazar local, e o médico Munhoz, personagem de Edwin Luisi, que nutre um amor platônico por ela. Paralelamente a estes embates, a filha de Virgílio, Malu, interpretada por Vivianne Pasmanter, enfrenta o pai por responsabilizá-lo pela morte de seu noivo.
Na outra faceta de ‘Mulheres de Areia’, encontramos o parceiro de negócios de Virgílio, Sampaio, interpretado por Adriano Reis, que comanda uma corretora no Rio de Janeiro. Casado com Juju (Nicette Bruno), ele é o pai de Andrea (Karina Perez) e Carola (Alexandra Marzo), personagens que acrescentam ainda mais camadas à trama.
Ao mesmo tempo, os pescadores de Pontal enfrentam desafios impostos por Donato (Paulo Goulart), o proprietário dos barcos que utilizam. Para aliviar o estresse, eles frequentam o bar do Alemão (Jonas Bloch) e o restaurante de Joel (Evandro Mesquita), local sempre movimentado por encontros musicais.
Escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Solange Castro Neves, a ‘Mulheres de Areia – Edição Especial’ conta com direção de Carlos Magalhães, Ignácio Coqueiro e direção geral de Wolf Maya. No elenco, nomes como Daniel Dantas, Vivianne Pasmanter, Eloísa Mafalda, Paulo Goulart, Evandro Mesquita, Oscar Magrini, entre outros, se destacam. Fique atento para o retorno de ‘Mulheres de Areia’ na tela da TV, após o ‘Jornal Hoje’, no dia 26 de junho.