Jojo Todynho falou publicamente pela primeira vez, 12 dias depois de realizar uma cirurgia bariátrica. Neste domingo, 20 de agosto, ela abriu as portas de sua casa para o Fantástico e contou que, antes da cirurgia, uma exigência médica fez com que emagrecesse 20 quilos por meio de reeducação alimentar e exercícios.
Em conversa com Renata Ceribelli, Jojo revelou que a motivação para a cirurgia veio após sua participação no “Dança dos Famosos” e o desejo profundo de ser mãe. Dona de uma base sólida de 27 milhões de seguidores nas redes sociais, Jojo só compartilhou sobre a cirurgia após sua realização, fato que acabou lhe gerando críticas.
” Teve pessoas dizendo que eu estava com medo de ser cancelada. Cancelada por buscar saúde? Cancelada por estar buscando uma vida melhor? Eu quero ser mãe. Eu quero qualidade de vida para passar para meus filhos”, defendeu-se.
No momento da cirurgia, Jojo estava pesando 140 quilos. De acordo com seu cirurgião, ela precisa perder entre 30 a 50 quilos. O tempo necessário para essa perda depende das reações metabólicas de Jojo, que são individuais.
Detalhes da cirurgia e advertência médica
Realizada em 8 de agosto, a cirurgia durou uma hora e quinze minutos, sendo feita através da videolaparoscopia, um método minimamente invasivo. Durante o procedimento, 90% do estômago da cantora foi retirado, incluindo as células produtoras do hormônio da fome. O cirurgião esclareceu: “Inibimos a produção de um hormônio que se chama grelina, o hormônio da fome. No caso da Jojo, além de ter sensação de saciedade precoce, ela não vai ter mais fome e, se tiver, vai ter uma fome muito, muito pequena.”
Os profissionais da saúde que cuidam de Jojo fizeram questão de alertar que essa cirurgia não é a solução para todos os casos de obesidade.