Na última quinta-feira, (28), a Polícia Civil por intermédio da investigadora de polícia judiciária, Raphaela Scapulatempo, lotada na Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ), realizou uma palestra na Força Aérea Brasileira para crianças que fazem parte do Programa de Forças no Esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica.
O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. E tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
Durante a palestra, a investigadora respondeu perguntas e explicou de forma acessível como funciona o sistema de polícia civil. Enfatizou que, independentemente da idade, qualquer um pode contribuir para a segurança pública e ser um agente de mudança positiva na sociedade.
A palestra não apenas estimulou o interesse das crianças na carreira de policial civil, mas também reforçou a importância do respeito pela lei e da construção de comunidades seguras.