Satélite permite seguro mais personalizado para o mercado agro

Satélite permite seguro mais personalizado para o mercado agro

O agronegócio brasileiro foi responsável por 24,8% do Produto Interno Bruto brasileiro, segundo o CEPEA e, recentemente, o governo federal destinou R$240 bilhões para o Plano Safra. Apesar de ser um dos setores mais rentáveis para a economia, não quer dizer que o produtor rural não enfrente dificuldades que interferem na produtividade agrícola, como o clima, pragas, manejo sustentável, entre outros. A Lockton, maior corretora e consultoria independente de seguros privados do mundo, atenta a essa problemática oferece aos seus clientes o Seguro Paramétrico Agrícola – que usa a tecnologia via satélite para mapear causas naturais, tipos de solo e vegetação, fatores climáticos, entre outros, para desenvolver soluções personalizadas de seguro para cada produtor. 

A definição da apólice é feita com base no cruzamento de dados climatológicos, no histórico na região e na captação de tendências globais. Desta maneira, as seguradoras conseguem desenvolver coberturas únicas e mais flexíveis para cada produtor, além de possuir todas as informações necessárias para entender o sucesso ou prejuízo de cada cultura. 

O Seguro Paramétrico utiliza o formato de dados espaciais Raster, que é constituído por uma matriz de células com valores que representam informações espaciais. Existe uma alta possibilidade de interoperabilidade, ou seja, combinar as informações e fazer o cruzamento de dados, e é exatamente isso o que permite fornecer soluções exclusivas e personalizáveis. 

“O histórico negativo de empresas de seguros com este setor e a falta de capacidade do mercado absorver a alta demanda faz com que exista uma precificação padrão para todo o país, sem distinção de fatores como solo, temperatura, volume de chuva, entre outros. A falta da personalização disponível para as coberturas dos seguros ainda é um dos grandes desafios enfrentados pelo setor agrícola, mas agora com o Seguro Paramétrico vamos resolver esta equação e dar mais segurança para o produtor rural”, conclui Júlia Guerra, Diretora Comercial de Agronegócio da Lockton Brasil.