Arroz e feijão avançam no Rio Grande do Sul
W3.CSS

O plantio das lavouras de feijão da primeira safra no estado do Rio Grande do Sul está em andamento, de acordo com informações divulgadas pelo Informativo Conjuntura da Emater/RS-Ascar, na quinta-feira (19/10). O processo de semeadura está prestes a ser concluído na região do Planalto Médio, enquanto nas regiões Central e Sul do estado, os índices de plantio são mais baixos. Nas áreas dos Campos de Cima da Serra, a semeadura só deve começar em dezembro.

Na região de Ijuí, destaca-se um progresso significativo, com 95% da área prevista para o primeiro cultivo já plantada. As lavouras exibem um desenvolvimento saudável, e os produtores planejam concluir o plantio do feijão antes de iniciar o cultivo da soja. Até o momento, o controle de ervas daninhas tem sido satisfatório, e a incidência de pragas e doenças tem sido mínima, dispensando medidas de controle.

A cultura do arroz também apresentou um aumento significativo na área semeada, beneficiada pelas condições ambientais favoráveis, como a ausência de chuvas e dias ensolarados nas regiões Sul e Campanha, tornando o solo propício para o plantio.

Na região de Pelotas, a semeadura do arroz está em andamento. A redução do excesso de umidade nos talhões, devido à ausência de precipitações, tem favorecido o processo. Com a umidade se aproximando das condições ideais, o progresso tem sido rápido, e cerca de 50% da área estimada já foi plantada. No entanto, em comparação com o ano anterior, ainda há uma defasagem, uma vez que, na mesma época, 65% da safra já havia sido implantada.