Campo Grande (MS) – Teve início no dia 20 de outubro, em Mato Grosso do Sul, a terceira edição da Operação Integrada SULMaSSP, que tem como objetivo o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, integrando os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
O intuito do bloco é ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços e/ou transnacionais nas divisas estaduais na área dos estados partícipes, mediante uma efetiva integração operacional e de inteligência.
A operação ocorre simultaneamente nos estados que integram o bloco e, sabendo que Mato Grosso do Sul é passível de atuação de grupos criminosos devido a sua posição estratégica, tendo em vista a faixa territorial de divisa com outros estados da federação e os países Paraguai e Bolívia, fez-se necessário sediar essa edição.
Forças policiais militares dos integrantes do bloco SULMaSSP estão presentes em Mato Grosso do Sul, percorrendo as rodovias do Estado e realizando ações conjuntas que priorizem o enfrentamento aos grupos criminosos no combate aos crimes transfronteiriços e/ou transnacionais, como o tráfico e drogas, contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas, dentre outros.
Além disso, devido ao perfil produtivo, o Estado possui grande volume de máquinas, equipamentos, produtos, animais e insumos agrícolas que despertam a cobiça dos criminosos. A operação também reúne esforços no combate aos crimes em áreas rurais, que afetam principalmente o agronegócio, como abigeato e roubos e furtos de adubos, agrotóxicos, maquinários, fertilizantes, que levam prejuízos aos produtores rurais.
Nesta sexta-feira (10/11), Campo Grande, capital do Estado irá sediar a solenidade “Dia D”, com a presença dos militares dos estados partícipes, bem como autoridades civis e militares, em um evento no estacionamento do Buffet Yotedy, às 9h (horário de MS), encerrando a terceira edição da Operação Integrada SULMaSSP.
Assessoria de Comunicação da PMMS