W3.CSS

Depois de um ano de muito destaque dentro e fora das competições, a ginasta Rebeca Andrade foi eleita uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2024, em lista divulgada pela rede britânica BBC nesta terça-feira (03). Além da brasileira, aparecem sete esportistas na relação, que também inclui artistas, ativistas e políticas, entre outras.

Rebeca conquistou quatro medalhas em Paris-2024 e tornou-se a maior medalhista olímpica da história do Brasil, com seis láureas ao todo. A BBC destacou o ouro obtido por no solo, em que ela desbancou Simone Biles, considerada uma das maiores ginastas de todos os tempos. A rede britânica lembrou da icônica cena em que Biles e a também norte-americana Jordan Chiles reverenciaram Rebeca durante a cerimônia de pódio.

A BBC também ressaltou a trajetória da brasileira, citando sua relação com a família, as graves lesões que precisou enfrentar durante a carreira e a preocupação em priorizar a saúde mental.

– Filha de mãe solo, Rebeca tem sete irmãos. Até os 10 anos, ela ia a pé da sua comunidade nos arredores de São Paulo para as sessões de treino, enquanto sua mãe fazia faxina para pagar por seu treinamento – escreveu a BBC.

Além de Rebeca, outras sete atletas foram incluídas na lista de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. Uma delas é a estadunidense Allyson Felix, dona de 11 medalhas olímpicas e 20 medalhas mundiais. Aposentada das pistas, ela foi fundamental na inauguração do Espaço Família – espécie de “creche” – da Vila Olímpica, em Paris-2024.

Ao todo, Rebeca conquistou quatro medalhas em Paris 2024, tornando-se a maior medalhista olímpica da história do Brasil, com seis premiações.