W3.CSS

Três projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) foram selecionados na 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que este ano aborda o tema “Gestão e Assistência”. O resultado preliminar com aprovação de 142 projetos de todo o país foi divulgado na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial da União (DOU). Em Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, apenas o Município de Dourados teve projeto selecionado.

A iniciativa, dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC), conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação da área.

Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, sem fins lucrativos, com cursos de graduação na área da saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde (Estadual, Municipal e o Distrital) participaram do processo.

Conforme o Ministério da Saúde, a expectativa é de que o resultado final seja divulgado no dia 10 de junho e o início das atividades deve ocorrer em 27 de junho.

Os três projetos selecionados conduzidos pela Sesau foram:

PET-SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: EXERCITANDO A INDISSOSSIABILIDADE DA GESTÃO E DA ASSISTÊNCIA EM CAMPO GRANDE-MS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE

PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA UEMS/UCDB: PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL E UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE

PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA UNIGRAN CAPITAL PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE

Nesta edição, as instituições devem cumprir com as seguintes tarefas: ações de educação pelo trabalho para a saúde; ações de gestão e de assistência, em todos os níveis de Atenção à Saúde; e mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde reconhecidos pelo MEC.

A 10ª edição do PET-Saúde oferece bolsas nas seguintes modalidades:

I – Iniciação ao trabalho, destinada a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Educação Superior (IES) integrantes do PET-Saúde, com o objetivo de desenvolver vivências e produzir conhecimento relevante em áreas prioritárias na produção da saúde;

II – Tutoria acadêmica, destinada a professores das IES, integrantes do PET – Saúde, que orientem as vivências em serviço e produzam ou orientem a produção de conhecimento relevante na área da saúde; e

III – Preceptoria, destinada a profissionais, pertencentes aos serviços de saúde, que realizem orientação em serviço a estudantes participantes do Programa.

Confira aqui o resultado preliminar dos projetos selecionados