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“O citrato é passado, na farmácia formou fila, todo mundo quer comprar o tal da tadalafila”, canta, em ritmo de pagodão baiano, o locutor e animador Valmar Cruz, 42. Ele trabalha com divulgação de promoções em farmácias no interior da Bahia e viralizou nas redes sociais com um vídeo em que faz publicidade da tadalafila, princípio ativo de um medicamento para disfunção erétil.

Hoje, com 46,9 mil seguidores no Instagram e 25,2 mil no TikTok, ele virou influenciador e é conhecido como “O rei do tadala”. O baiano começou a divulgar o remédio na pandemia e foi chamado para fazer propagandas sobre o item até mesmo em outros estados.

“Faço a divulgação, através da locução, de paródias, vídeos e músicas, não só em farmácias, mas em todo tipo de comércio”, conta.

Valmar afirma que também alerta os seguidores para possíveis efeitos adversos do remédio —entre eles, dor de cabeça, de estômago, tontura e dependência psicológica (a pessoa não consegue mais ter ereção sem o medicamento). “Faço vídeos e mando mensagem alertando o público para ter cuidado com o uso indevido e seus riscos. Inclusive, no final da música que gravei, deixo um alerta”, disse.

Desde 2022, o remédio está na seleta lista dos medicamentos que venderam mais de R$ 1 bilhão no prazo de um ano no Brasil. No ano passado, somente 5 remédios atingiram a marca e a tadalafila ficou em segundo lugar, atrás apenas do Ozempic.

Foram comercializadas 43,1 milhões de unidades de tadalafila em farmácias em 2023, indicando um crescimento de 38,9% em relação a 2022, segundo dados da Close-UP International;

O interesse por medicamentos para disfunção erétil aumentou 10% no mesmo período, passando de 81,1 milhões de unidades para 89,2 milhões. Somente a tadalafila representa 46,62% da demanda por esses medicamentos.

No marketplace da plataforma Consulta Remédios, segundo maior site de farmácias do país, o medicamento foi o terceiro mais comprado no ano passado.