Em Ribas, operação florestal da Suzano tem máquina da Suécia, caldeira gigante maior SIPAT do país

BOLETIM DO PROJETO CERRADO
05 de fevereiro de 2023

Edição 17

Direto da Suécia para o MS

A operação Florestal que vai atender a nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo acaba de receber a primeira máquina de colheita de eucalipto. Montado na Suécia e finalizado no Paraná, o equipamento foi transportado até Ribas do Rio Pardo, onde já está sendo utilizado no treinamento da equipe de colheita florestal.

No total, foi adquirida uma verdadeira frota de peso, composta por 130 equipamentos que executarão diferentes atividades para otimizar a colheita, seguindo o plano de estruturação da operação.

Estrutura peso (muito) pesado

Com cerca de 103 metros de altura, ou 10 metros mais alta do que a Estátua da Liberdade de Nova Iorque (EUA), a Caldeira de Recuperação que está sendo montada pela Suzano na nova fábrica será uma das maiores do mundo e contará com 9 mil toneladas somente de estrutura metálica.

Essa estrutura vai suportar outras 18 mil toneladas de equipamentos e tubulações, totalizando 27 mil toneladas apenas de metal – sem contar as fundações e colunas de concreto. Com a função de produzir o vapor de água (1.850 toneladas/ hora) que abastece as necessidades de consumo do processo fabril e ainda é utilizado para a geração de energia elétrica, a caldeira será 120 vezes mais pesada do que o símbolo da liberdade norte-americana.

default

Você sabia?

A maior SIPAT do Brasil foi realizada em Ribas do Rio Pardo no final de 2022. Trata-se da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que reuniu no Centro Social da obra cerca de 7000 colaboradores(as).
A programação contou com palestras, oficinas e teatros que transmitiram, de forma interativa e descontraída, muito conhecimento e conscientização sobre a segurança dos(as) trabalhadores(as) no canteiro de obras, que é o maior valor para a Suzano em suas operações.