O Delegado-Geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, foi empossado, nesta sexta-feira, 24/02, como presidente do Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas o Governador Eduardo Riedel e o Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.
Em suas falas, Gurgel agradeceu pela oportunidade de pela segunda vez comandar a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e presidir o Conselho Superior e reforçou o compromisso não só com os servidores, mas com toda a população sul-mato-grossense. “Que possamos caminhar juntos para que o nosso mister seja desempenhado com retidão, sabedoria, firmeza e responsabilidade”, completou.
O Secretário Antônio Carlos Videira ressaltou a importância do Conselho Superior, como órgão orientador e falou da integração das Forças de Segurança, com os demais poderes, com o objetivo de promover a melhor segurança pública do país, com cada vez mais investimentos em equipamentos, capacitação e mão de obra qualificada.
Já o Governador Eduardo Riedel disse que não teve nenhuma dúvida ao escolher manter Gurgel no cargo e tem a convicção e certeza de que a Polícia Civil está em boas mãos e fará sempre o melhor sempre. Além disso, Riedel aproveitou a oportunidade para anunciar que em breve irá dar posse aos recém-formados policiais civis, que estão aguardando para serem lotados e começar a trabalhar em prol do Mato Grosso do Sul. “Completando os nossos 100 dias de governo, iremos dar posse aos 34 agentes de polícia científica, os 53 peritos criminais, os 47 peritos papiloscopistas e os 69 escrivães de polícia, que tanto esperam para iniciar o serviço público ativo e continuar o processo de reforçar a segurança pública no Mato Grosso do Sul”, antecipou.
Currículo Delegado-Geral e Presidente do Conselho Roberto Gurgel
Formado em Direito pelo Centro Universitário de Toledo-Presidente Prudente/SP em 2002, Roberto Gurgel de Oliveira Filho ingressou na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, como Delegado de Polícia, em 2006. Sua primeira lotação foi na cidade de Bonito-MS, onde atuou como Delegado-Titular por 8 anos.
Em pouco mais de uma década e meia de trabalho dedicado à Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, acumulou experiências e já ocupou vários cargos administrativos dentro da Polícia Civil, como: Assessor de Administração da Delegacia Geral da Polícia Civil, Assessor de Gestão e Projetos, Assessor Jurídico, Diretor Administrativo e Técnico do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), Coordenador Administrativo do DPI (Departamento de Polícia do Interior), Diretor do DPE (Departamento de Polícia Especializada), Diretor da Acadepol (Academia de Polícia Civil) e Delegado-Geral da Polícia Civil.
O Conselho Superior da Polícia Civil é um órgão consultivo e deliberativo, que tem por finalidade o planejamento, coordenação, fiscalização e supervisão da atuação da Polícia civil, velando pelo cumprimento de suas funções constitucionais e princípios institucionais. O CSPC é presidido pelo Delegado-Geral da Polícia Civil e se reúne ordinariamente uma vez por mês, podendo haver reuniões extraordinárias.
Posse Coordenadoria-Geral de Perícias
Na ocasião, também foi empossado o novo Coordenador-Geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva. Ele é perito oficial forense na função de perito criminal de classe especial, com mais de 20 anos de carreira na Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul e sólida formação acadêmica em Química e Engenharia Química.
Nascido em João Pessoa, Paraíba, em 1975, possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual da Paraíba e é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Gestão em Segurança Pública e, em 2002, finalizou o Mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com ênfase em análise de traços e química ambiental.
Em suas falas, o novo Coordenador agradeceu pela oportunidade e pela confiança depositada para que ele possa conduzir os trabalhos na Polícia Científica do Mato Grosso do Sul. “Assumo, diante de Deus e dos amigos, o compromisso de carregar o bastão que me é passado pelos meus antecessores, com a missão de conduzir a instituição à patamares cada vez mais altos”, frisou.