Ponta Porã (MS) – O Cabo Elias dos Santos Souza, Policial Militar lotado no 4º Batalhão de Polícia Militar, recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores em Ponta Porã nesta terça-feira (28/02). A referida distinção é devido ao seu protagonismo quando, em seu dia de folga, frustrou um roubo em via pública, prendendo o autor. O Poder Legislativo de Ponta Porã, outorga “Votos de Congratulações” em reconhecimento ao ato de bravura e eficiente ação policial na qual foi recuperado o salário de um mês inteiro de um idoso vítima de roubo.
O fato ocorreu na Avenida Belmiro de Albuquerque quando a vítima (homem 55 anos), ao sair de seu serviço com seu pagamento do mês, foi surpreendido por trás pelo autor (homem de 27 anos) que estava portando uma arma branca, quando encostou nas costas da vítima e obrigou-o a entregar a carteira e o telefone celular, caso contrário “iria se arrepender”. A vítima em ato de desespero começou a gritar e implorar para que não fosse roubado, cena esta vista pelo Policial Militar que passava naquele momento pelo local.
O Policial de folga parou imediatamente e ao identificar-se como Policial Militar ordenou a parada do autor e, a princípio o autor tentou investir contra o policial, no entanto, saiu correndo e se desfez da faca jogando-a em um pátio baldio. Com o acompanhamento do Cabo Elias o autor foi alcançado e preso pelo PM. Em ato contínuo, uma equipe chegou ao local e conduziu o autor pela tentativa de roubo até o Primeiro Distrito Policial. A vítima disse que entrou em desespero, pois levava consigo o pagamento do mês; emocionado o senhor de 55 anos de idade agradeceu ao Policial pela prisão do autor e por evitar que todo seu pagamento fosse roubado.
Assessoria de Comunicação do 4ºBPM/CPA 1
“Guardião da Cidadania Fronteiriça”