Esse foi o resultado da mais recente pesquisa sobre a mídia, realizada pela Kantar Ibope, e demonstra que os anúncios de rádio são uma excelente estratégia de marketing.
Além de ser uma fonte de informação e entretenimento democrática, o rádio se tornou um canal produtivo para fortalecer a marca e chamar a atenção do público-alvo. Por isso, não esqueça dele em sua estratégia de mídia.
Continue a leitura e conheça as 5 vantagens de anunciar um produto ou serviço no rádio.
AS 5 VANTAGENS DOS ANÚNCIOS DE RÁDIO
DESDE QUE SURGIU, O RÁDIO REVOLUCIONOU A FORMA COM QUE O BRASILEIRO CONSOME INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO. EM RAZÃO DISSO, MUITAS EMPRESAS INVESTEM EM AÇÕES DE MARKETING DESENVOLVIDAS ESPECIALMENTE PARA ESSE FORMATO POR PERCEBEREM VANTAGENS.
1. AMPLO ALCANCE DA POPULAÇÃO
O RÁDIO POSSUI UMA PRESENÇA MARCANTE E MUITO AMPLA EM NOSSO DIA A DIA. ELE ESTÁ PRESENTE NAS RESIDÊNCIAS, NOS VEÍCULOS, NO SMARTPHONE, NO TRABALHO E DURANTE OS MOMENTOS DE LAZER DO BRASILEIRO.
OU SEJA, O MEIO É DEMOCRÁTICO E OUVIDO POR TODAS AS CLASSES, IDADES E EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS. SEGUNDO A PESQUISA KANTAR IBOPE, MAIS DE 52 MILHÕES DE BRASILEIROS OUVEM RÁDIO COM FREQUÊNCIA E ESSE PÚBLICO COSTUMA SER FIEL. PORTANTO, TRATA-SE DE UM MEIO EFETIVO E QUE PERMITE A EMPRESA CONQUISTAR NOVOS CLIENTES.
Além disso, a audiência pode ou não ser segmentada a depender da sua estratégia — existem ferramentas que analisam e definem com clareza o perfil dos ouvintes de cada horário e programa.
2. CHAMA A ATENÇÃO DO OUVINTE
UMA INSERÇÃO PUBLICITÁRIA EM RÁDIO PODE TER DURAÇÃO DE 15, 30, 45 E 60 SEGUNDOS (AS MAIS UTILIZADAS SÃO AS DE 30 SEGUNDOS) E POSSUEM O POTENCIAL DE PRENDER A ATENÇÃO DO CONSUMIDOR. QUANDO BEM PRODUZIDO, O ANÚNCIO GERA CURIOSIDADE, ENVOLVE O OUVINTE E CRIA UMA IMAGEM MENTAL SOBRE O PRODUTO OU SERVIÇO. DESSA MANEIRA, É POSSÍVEL GERAR INTERESSE, SEM SER INCONVENIENTE E MAÇANTE.
3. Requer um investimento acessível
Por ter uma programação dinâmica, com vários intervalos e geralmente alguns comunicadores durante o dia, as rádios permitem investimentos variados, muitas vezes de baixo custo que permitem pequenas empresas fazerem uma quantidade significativa de inserções. – de acordo com o tempo de veiculação, horário e outros fatores de escolha – é uma boa estratégia de marketing tanto para empresas que ainda estão em desenvolvimento, quanto para as que já estão estabelecidas no mercado.
4. Agilidade na hora de anunciar
O tempo necessário para desenvolver e veicular uma ação publicitária para o rádio também é menor que o de outros veículos, como a TV, que precisa de um tempo maior para gravar e editar o material captado. Isso se deve ao fato de que é necessário apenas o texto para a gravação da sonora. Com o áudio pronto, no dia seguinte a campanha já pode ser veiculada. Essa característica faz com que a empresa possa se apropriar de situações factuais ou sazonais para divulgar seus produtos, novidades e tendências.
5. Pode ser ouvido em diversas plataformas
Mobilidade é uma das palavras que mais se encaixam ao rádio. Mesmo antes da existência dos smartphones, ele já era um meio móvel. No entanto, nos últimos anos passou a ser compatível com diversas plataformas. Com isso, o conteúdo pode ser consumido 24 horas por dia e de diversas maneiras, como no carro, pela internet, celular e televisão. Os números comprovam essa afirmação:
- 58% das pessoas utilizam o rádio comum – em casa, no carro ou no trabalho;
- 14% dos ouvintes utiliza o rádio do celular;
- 4% utilizam a internet para ouvir rádio.
A MANEIRA CERTA DE DIVULGAR SEU PRODUTO OU SERVIÇO NO RÁDIO
Agora que você já entendeu os benefícios de investir em anúncios de rádio, reunimos algumas boas práticas que o ajudarão a alcançar os melhores resultados com essa estratégia. Antes disso, que tal entender como a Federação Catarinense de Basquete estimulou a cultura do esporte em Santa Catarina utilizando o rádio.
Lembrando que, é preciso pesquisar a audiência da emissora escolhida e apostar na que melhor tiver aderência com seu público alvo.
ENCONTRE A EMISSORA PARA O PÚBLICO CERTO
Para que o investimento tenha o retorno esperado, é importante conhecer o perfil de seu público-alvo. Isso porque, como já dito, essa informação interfere na escolha da emissora de rádio.
Por exemplo, se você possui um cliente em potencial mais jovem, é provável que ele tenha mais interesse no estilo de música pop do que clássica ou MPB. Por outro lado, um público mais adulto pode ter mais interesse em emissoras com foco em rock, MPB e música clássica – além das emissoras de notícias, por exemplo.
De acordo com a mais recente pesquisa da Kantar IBOPE Media sobre o meio, realizada entre maio e julho de 2017, o tempo médio diário dedicado pelo brasileiro à atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos.
Com essas informações em mãos, basta encontrar a emissora que atinge o público certo para o seu negócio. Lembrando que você conseguirá identificar diversas emissoras com características semelhantes. Nesse caso, a força da marca, a audiência e o custo são mais alguns fatores a serem analisados.
UTILIZE A LINGUAGEM DIRETA
A segunda dica está relacionada ao tom do discurso mais indicado para anúncios de rádio. Nesse caso, é interessante apostar em uma linguagem direta, que reflita a maneira com que as pessoas conversam no dia a dia.
Ou seja, a linguagem excessivamente formal não é aconselhável, já que pode dificultar o entendimento da mensagem e gerar distanciamento da marca.
ENFATIZE O NOME DA EMPRESA
Durante a ação publicitária no rádio, é preciso reforçar a imagem da empresa. Por esse motivo, é importante citar a marca de uma maneira clara e que permita que o ouvinte se lembre em um momento posterior.
SEJA PERSUASIVO E DIRECIONE O ANÚNCIO
Falar de diversos produtos ou serviços em um único anúncio não é o mais indicado. Como o tempo é curto, o ideal é que você direcione a publicidade a um item específico e invista em argumento sólidos sobre ele.
Caso tenha vários produtos para divulgar, produza mais de um anúncio. Com isso, sua marca será divulgada ao longo da programação e o ouvinte terá diversas oportunidades de conhecer mais a empresa e o seu trabalho.
A sua estratégia com a rádio não precisa se basear apenas em chamadas convencionais, há outros formatos como programetes (que são pílulas de conteúdo de determinado tema), o merchandising (que gera um envolvimento entre os locutores para indicar determinado produto ou serviço), interação com os comunicadores da rádio e sua marca, ser convidado para falar de uma temática em que você é referência e é de interesse do público de determinado programa. Você também pode entregar conteúdo de qualidade, que chame a atenção do ouvinte por entregar valor e ao final ser “apresentado” pela sua marca.
Foi possível entender por que os anúncios de rádio devem fazer parte de sua estratégia de mídia? Quem anuncia nesse canal, aproveita todo o alcance e credibilidade desse meio de comunicação para divulgar seu produto ou serviço de maneira rápida, econômica e efetiva.
Portanto, se você está realizando um planejamento estratégico de marketing e deseja alcançar resultados expressivos, ampliar o alcance de sua marca e estreitar a relação com o seu público-alvo, estude bem essa possibilidade.