13° Batalhão realiza instrução a Sargentos sobre poluição sonora e o uso do aparelho “Sonômetro”, em Paranaíba.
W3.CSS

Na manhã dessa segunda-feira (28), sargentos lotados na sede do 13º Batalhão tiveram instrução sobre o uso do Sonômetro – Medidor Integrador de Nível de Pressão Sonora – no atendimento de ocorrências com barulhos incômodos ou danosos a saúde e ao meio ambiente.

O equipamento eletrônico é projetado para medir os níveis sonoros de uma forma padronizada e fornece medições objetivas e reproduzíveis dos níveis de pressão sonora, o que propiciará ao policiais a produção de prova técnica e respaldada juridicamente durante o atendimento de ocorrências em que esteja sendo violado o direito de viver sem barulhos incômodos, o que é tutelado pelos artigos 42 e 65 da Lei de Contravenções Penais; pelo artigo 54 da Lei dos Crimes Ambientais; e pelos artigos 228 e 229 da lei do Código de Trânsito Brasileiro.

 O 1º Sargento PM Cleibe José da Silva do Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi o ministrador da instrução e trouxe, além do informações sobre funcionamento do aparelho, os aspectos legais, técnicos e procedimentais para o uso do Sonômetro. O resultado da instrução foi satisfatório, de modo que a capacitação proporcionará um atendimento ainda mais especializado e efetivo à população de Paranaíba.

O Subcomandante do 13º BPM, Major PM Ronaldo Lopes da Silva, agradeceu ao instrutor Sargento PM Cleibe por gentilmente compartilhar o conhecido com os demais presentes, o qual recebeu um Certificado de Agradecimento das mãos de um dos instruendos, o Sargento PM Nilson.