Esses são os segmentos prioritários do setor em Cordilheira Alta, no oeste catarinense, conforme o Plano Estratégico do Turismo. O estudo elaborado pela parceria Sebrae/SC e Governo Municipal, por meio do Programa Cidade Empreendedora, foi lançado nesta semana durante solenidade na Vinícola Breancini, na Linha Campina do Gregório. O evento fez parte da programação de aniversário do município.
O estudo contempla os segmentos prioritários do turismo local, elenca as estratégias para o fortalecimento desse setor, define a vocação turística e sugere ações necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do turismo. Os principais objetivos propostos foram de fortalecer a governança local; melhorar a qualidade de infraestrutura; desenvolvimento de produtos turísticos (gerar fluxo); fortalecer, ampliar e qualificar a oferta turística local; realizar ações de sustentabilidade e usar visibilidade aos atrativos e ao destino.
Os trabalhos foram conduzidos pelas consultoras credenciadas pelo Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia Nowalski, com a participação ativa do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), representantes da Administração Municipal e empresários locais. Toda elaboração ocorreu de maneira conjunta a partir de um processo aberto para que as medidas tenham continuidade por meio de ações do Poder Público, da iniciativa privada e da comunidade.
Conforme a consultora Sílvia, entre as medidas estratégicas propostas está a gastronomia associada aos aspectos culturais, com valorização dos costumes dos imigrantes italianos. “Observamos que o Governo Municipal já está de fato executando o planejamento de tornar Cordilheira Alta um destino turístico e cultural explorando a gastronomia como um diferencial competitivo”, destacou. Todo esse trabalho está alinhado a Política Nacional de Turismo.
“Parabenizo o prefeito Clodoaldo Briancini pela coragem em priorizar o turismo e por conduzir a implementação do Cidade Empreendedora. Medida que já tem obtido resultados positivos, a exemplo da captação de recursos para reforma do Moinho, instalação de uma escultura em homenagem aos colonizadores e na disponibilização de oficinas culturais aos munícipes”, analisou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
De acordo com o prefeito, Clodoaldo Briancini, ao assumir o Governo Municipal sabia que tinha o grande desafio de iniciar o processo de desenvolvimento do turismo no município. “Até então não se falava ou investia diretamente em turismo na cidade, foi então que nossa primeira ação em relação ao turismo foi incorporar o turismo na Secretaria de Cultura e Esportes e formarmos o Conselho de Turismo. Aderimos ao Conturoeste – Instância de Governança Regional Grande Oeste – para trabalhar o turismo de forma regional e firmamos parceria com o Sebrae/SC para a capacitação e estruturação das futuras ações do turismo”, relembrou.