Antes de avançarmos em dados técnicos sobre a pecuária brasileira, é fundamental reconhecermos o despreparo de Jorge Viana para representar o país em qualquer relação comercial. É inadmissível que o nome responsável por oferecer produtos brasileiros a outros países, garantindo dinamismo econômico, chegue ao principal parceiro comercial denegrindo a imagem de profissionais do agronegócio brasileiro e deturpando informações, com riscos sérios à toda cadeia produtiva, que trabalha diariamente, com eficiência e sob altos custos de produção.
A pecuária é uma atividade fundamental para a economia do Brasil, representando aproximadamente 10% do PIB. No entanto, a pecuária, mesmo aplicando tecnologia de ponta e avançando em sua produtividade, como é o caso de Mato Grosso do Sul, que diminuiu o rebanho e avançou a produção de proteína, segue sendo associada a práticas prejudiciais ao meio ambiente.
Na avaliação deste Sindicato Rural, um representante nacional, líder da Apex Brasil, tem a necessidade de expor em seus discursos o papel do produtor rural brasileiro, que leva dignidade a milhares de famílias, gerando emprego, renda, oportunidades profissionais e preocupa-se com seu principal ativo, o meio ambiente, do qual ele é extremamente dependente.
O Brasil tem o código florestal mais complexo do mundo, além de iniciativas que estimulam a pecuária sustentável, como o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que valorizam a adoção de práticas sustentáveis na atividade pecuária.
No entanto, é importante destacar que a atividade pecuária é uma fonte importante de alimento para a população e, principalmente, que o produtor rural brasileiro dispensa o desserviço causado pelo presidente da Apex, levando em conta que qualquer curso básico de vendas, sugere ao vendedor a valorização dos seus produtos, e não a potencialização de problemas pontuais e que ficaram no passado.
O Sindicato Rural de Campo Grande, se coloca à disposição de Jorge Viana, bem como dos demais técnicos da Apex Brasil, para levá-los a conhecer áreas rurais sustentáveis e produtivas, as quais são predominantes no agro brasileiro.