Primeiras placas de Monitoramento do Policiamento Rural são instaladas pela Polícia Militar na região de Paranaíba/MS.
W3.CSS

Nessa sexta-feira (31/04), a Coordenadoria do Policiamento Rural da PMMS, deu início, através do 13º Batalhão de Polícia Militar e do Sindicato Rural de Paranaíba, na instalação das placas de monitoramento nas propriedades cadastradas no programa “Campo Mais Seguro”.

O ato contou com a presença do Coordenador do Policiamento Rural da PMMS, Coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, do Comandante do 13º Batalhão, Tenente-coronel PM Paulo Ribeiro dos Santos, neste ato representando também o Comandante do CPA-2, Coronel Gil Alexandre da Rocha, do Presidente do Sindicato Rural, Senhor Fábio Carvalho Macedo, entre outras autoridades civis e militares.

As três primeiras propriedades a receberem as placas de monitoramento foram o Sítio Santa Maria, do Senhor José Batista Rezende, a Fazenda Recanto dos Coqueiros, da Senhora Georgea Suppo Prado Veiga, e a Fazenda Barrinha, do Antônio Belarmino Machado, as quais passaram recentemente por um cadastramento com dados dos proprietários, moradores, maquinários e por um georreferenciamento que facilitará um rápido deslocamento da Polícia Militar e a localização quando houver necessidade.

As placas têm como objetivo identificar as propriedades participantes do Programa Campo Mais Seguro, facilitando a localização pela patrulha rural, além de surtir um efeito preventivo de inibir atos de criminosos. Inicialmente, 150 placas serão instaladas na região de Paranaíba.

Durante a Instalação, o coordenador do Policiamento Rural de MS, Coronel Santana, destacou que a instalação das placas é mais uma das importantes ações preventivas realizadas pelo Policiamento Rural, pois antes é realizado uma visita comunitária pelos policiais, os quais orientam os proprietários sobre os pontos vulneráveis na propriedade a serem sanados, realizam o georreferenciamento e o cadastramento de vários maquinários, veículos e funcionários, tudo para subsidiar a ação da Polícia Militar em eventual ocorrência ou durante o policiamento preventivo. O coordenador ainda lembrou que foi em Paranaíba que se iniciou o projeto piloto do Policiamento Rural que se tornou o programa “Campo Mais Seguro” usado em todo Estado, e que hoje eram entregues as primeiras placas de monitoramento da Patrulha Rural no Estado. Por fim, o coordenador elencou a importância da cooperação da comunidade rural e da Polícia Militar para garantir a segurança no campo, pois a segurança é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.  

A Polícia Militar tem aprimorado o policiamento rural com o auxílio de tecnologia e medidas para prevenir e combater crimes praticados em propriedade rurais, como furtos e roubos. Outrossim, é de fundamental importância a participação de toda a comunidade rural, denunciando criminosos, foragidos ou pessoas que estejam em atitude suspeita na zona rural, através do telefone 190 ou pelo Whatsapp  da patrulha rural – 67 99219-8044.