Nova Andradina – (MS) – OPrograma Mulher Segura – PROMUSE é um programa que realiza o monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de fiscalização de medidas protetivas de urgência, ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas e familiares, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Com foco concentrado no mês de março, onde é comemorado o (08) Dia Internacional da Mulher, foram realizadas diversas ações no decorrer do mês onde o responsável pelo programa, o 2° Sargento PM Eduardo esteve empenhado para conscientizar as mulheres sobre o trabalho do Promuse e da rede de assistência à vítima de violência doméstica.
Sendo que no dia 02 aconteceu a reunião na Central dos Conselhos para tratar do Plano de Ação de 2023, Calendário de Reuniões e Ações do mês de março. Na manhã da segunda-feira (06), houve a abertura oficial do mês da mulher, realizado no Centro de Convenções em Nova Andradina-MS. O evento foi marcado pelo lançamento do Programa Esperança para Ela, com a realização de palestras com a psicóloga Vanessa Leite.
O Sargento PM Eduardo participou ainda de uma entrevista na Rádio Excelsior FM no dia 07 em Nova Andradina (MS), onde uma das pautas foi o Programa Mulher Segura (PROMUSE) projeto da PMMS. Foram tratados assuntos sobre acompanhamento e fiscalizações das medidas protetivas, encaminhamento das vítimas para a Rede de Acompanhamento da Mulher, o cumprimento dos mandados de prisões dos autores no caso de descumprimento das medidas e disponibilizados os telefones de contato do PROMUSE e do 8º BPM.
Aconteceu na terça-feira (21) o Encontro Regionalizado com Gestoras dos Organismos de Política para Mulheres (OPMs) e a Rede de Atendimento e Enfrentamento a Violência contra Mulheres e Meninas, realizado no Centro de Convenções Silvio de Souza, que contou com a presença da Senhora Cristiane Santana de Oliveira, Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul.
E para finalizar as ações referentes ao mês de março, o Sargento Eduardo juntamente com a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulher, Procuradoria da Mulher, equipes do CRAM, SEMCIAS, CMDM, CREAS e CRAS participaram na manhã de terça-feira (28), da primeira caminhada “além das flores queremos respeito”. As ações foram organizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, Ministério Público, Forúm e demais órgãos da rede de assistência a mulher vítima de violência doméstica.
Assessoria de Comunicação Social do 8º BPM“
O Guardião do Vale do Ivinhema