PMA de Aquidauana fiscaliza 31 embarcações, 128 pescadores, apreende anzóis de galho, soltando um peixe de grande porte de um deles e monitora cardume de lambari
W3.CSS

Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, que trabalha na operação Semana Santa, realiza fiscalização no rio Aquidauana, desde quinta-feira (6) de madrugada e já havia fiscalizado até o final da manhã de hoje (8), 31 embarcações e 108 pescadores, desenvolvendo pesca amadora, bem como pessoas que praticavam a pesca no barranco do rio e todos pescavam legalmente.

A preocupação principal desta equipe tem sido com um cardume de lambari que sobe o rio e, consequentemente, cardumes de peixes grandes como pintados, cacharas, dourados seguem o cardume para se alimentar e podem ser depredados por pescadores, armando e usando petrechos ilegais como redes de pesca, tarrafas, espinheis e anzóis de galho.

Durante os trabalhos, a equipe localizou e retirou 47 anzóis e galho que estavam armados no rio. Durante a retirada dos petrechos, um exemplar de peixe da espécie cachara de grande porte, que estava preso a um anzol de galho foi solto no rio. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados. Esses trabalhos preventivos são fundamentais e a equipe continua no rio, tanto para evitar que pessoas pratiquem a pesca predatória, bem como realizar a retirada de petrechos ilegais que são armados nos cursos d’água, petrechos estes, que têm alto poder de degradação de cardumes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – TELEFONE PMA – 67 – 99984-5013 (Campo Grande) – PMMS – (TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ)