Com o objetivo de reconhecer e valorizar o produtor, além de estimular a melhoria da qualidade dos queijos, a 6ª edição do concurso está dividida em quatro etapas: prêmio, feira, palestras e desafio O Queijista. A premiação ocorrerá durante dois dias, quando os jurados seguirão uma metodologia especialmente desenvolvida para o concurso, que visa valorizar cada estilo de queijo.
Os jurados irão avaliar a aparência dos queijos, interna e externa, aromas, textura em boca, sabor e equivalência ao Estilo. Os queijos concorrerão às medalhas de Ouro, Prata e Bronze. A novidade deste ano será a Seleção Queijista: Entre os medalhistas de Ouro, serão escolhidos por um seleto grupo de jurados, os destaques da competição. Esses queijos receberão um troféu especial.
Durante as edições do Prêmio, já passaram pelo concurso jurados nacionais e internacionais, contando com presenças ilustres de especialistas de países como México, EUA, Chile e Itália. Também costumam participar jurados do Mapa, Anvisa, Secretaria de Agricultura, jornalistas e técnicos de alimentos, representando todo o território nacional. Podem participar do concurso todas as queijarias com qualquer tipo de registro sanitário SIM, SIE, SIF, SISBI e Selo Arte. A divulgação da premiação será no dia 7 de julho, em Blumenau/SC.
O concurso Prêmio Queijo Brasil foi idealizado por Bruno Cabral, fundador da Comerqueijo, que afirma que, entre 2013 e 2014, a divulgação do queijo artesanal era mínima. “Senti uma necessidade muito grande de divulgar o queijo brasileiro para que todos pudessem colher benefícios. O Prêmio foi pensado para divulgar o produto queijo artesanal brasileiro como um todo, não para a promoção individual de uma pessoa. Foi pensado para valorizar toda a cadeia produtiva e comercial, favorecendo e fomentando a união do setor”.
Feira de produtores
De 7 a 9 de julho, ocorrerá a 6ª edição da feira gastronômica de produtores. Serão aproximadamente 30 queijarias participantes, além da presença de cerca de 15 estandes com marcas de produtos afins, como produtores de azeites de oliva, cafés, charcutarias, cervejas, vinhos, geleias, etc. Destinado para negócios entre produtores, comerciantes ou restaurantes, é também uma oportunidade para aproximar o produtor dos consumidores. Na 5ª edição, foram mais de 5 mil consumidores circulando durante quatro dias. O local da feira será no Parque Vila Germânica, um dos maiores espaços públicos para eventos do Brasil. Inclusive, com mais de 40 mil metros quadrados, é o palco da maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest Blumenau. A feira funcionará de sexta a domingo a partir das 12h.
Palestras
Além de unir o setor, compartilhar conhecimento é uma das premissas do Prêmio Queijo Brasil. Este ano, serão diversas palestras que trarão assuntos relevantes sobre o segmento queijeiro e gastronômico. Essa é uma das etapas mais importantes para a organização do evento, pois pretende ensinar sobre vários temas relacionados ao queijo para consumidores e interessados. A pretensão para esta edição é introduzir a gastronomia, envolvendo chefs de cozinha, bares e restaurantes para que possam oferecer refeições durante as palestras, além de compartilhar conhecimento. A divulgação das palestras acontecerá em breve.
Inscrições
Os ingressos para a feira e para as palestras são gratuitos, mas precisam ser adquiridos através da inscrição no site da Sympla. Já para as oficinas, os ingressos custam a partir de R$45, e podem ser adquiridos através do mesmo endereço. Para quem quiser expor na feira, o contato pode ser feito pelo telefone/whatsapp (51) 99216-2431 ou através do e-mail [email protected]. Adquira os ingressos clicando aqui: Feira, palestras, oficinas.
- Confira a programação completa
- 07/07 – Sexta-feira
- Mesa redonda 1 – 12h15 às 13h45 na sala 1 – Leis: Precisamos de mais ou precisamos aplicar as existentes?
- Mesa redonda 2 – 14h às 15h30 na sala 1 – O que a cerveja e o vinho podem ensinar ao queijo?
- Palestra 1 – 15h45 às 17h15 na sala 1 – Palestra técnica: maturação de queijos
- Palestra 2 – 17h30 às 18h na sala 1 – Defeitos em queijos artesanais: como corrigir
- 08/07 – Sábado
- Mesa redonda 3 – das 12h às 13h na sala 1 – Formando produtor para o futuro: O que devemos ensinar/aprender?
- Mesa redonda 4 – das 16h às 17h na sala 1 – Vamos falar sobre certificação?
- Palestra 4 – 17h15 às 17h45 na sala 1 – Queijistas, queijeiros e lucratividade
- Oficina 1 – 18h às 19h na sala 1. Com degustação.
- Oficina 2 – 19h30 às 20h30 na sala 1. Degustação de queijos autorais de pequenas queijarias europeias
- 09/07 – Domingo
- Oficina 3 – 12h às 13h30 na sala 1. Com degustação – Queijos tradicionais brasileiros de Norte a Sul
- Oficina 4 – 14h às 15h30 na sala 1. Com degustação – Harmonização de cervejas e queijos
- Oficina 5 – 16h às 17h30 na sala 1. Com degustação – Harmonização de queijos e vinhos
- 07/07 – Sexta-feira