Anteriormente, a economia da região era baseada principalmente na pecuária, com grandes áreas de pastagens para gado de corte. No entanto, muitos produtores estão migrando para a produção de grãos, que oferece maior rentabilidade e liquidez imediata.
Prospecções – A Copagril está fazendo as prospecções necessárias para ajudar seus associados a fazerem os investimentos adequados para a produção de grãos, através das equipes técnicas da cooperativa, que estão habilitadas e preparadas para orientar os produtores desde o plantio até a colheita, contribuindo com esta nova cultura agrícola no Mato Grosso do Sul.
Mudança cultural – O diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, destaca a mudança cultural da região do Mato Grosso do Sul e reitera que a cooperativa está ajudando a mudar o cenário desta região e contribuindo para a geração de riquezas e rendas dos municípios. A pecuária tradicional, com o uso de grandes pastagens, vem sendo substituída por confinamento, em menores dimensões. Ou seja, estamos produzindo cada vez mais em menor espaço.
Empresas parceiras – De acordo o diretor-secretário da Copagril, Ademir Luis Griep, o processo de ampliação só está sendo possível graças as empresas parceiras da cooperativa. “Essas empresas estão desenvolvendo híbridos e cultivares adaptadas para aquela região, para aquele solo e clima. Na safra deste ano, muitos produtores estão alcançando bons resultados e vendo a viabilidade econômica da atividade na região”, comentou Griep.
Correção de solo – Para que a migração de cultura aconteça e presente o melhor desempenho possível, as áreas remanescentes estão recebendo correção de solo para a produção de soja e milho. “Felizmente, temos tecnologia disponível para a produção de grãos com ótimos resultados no Mato Grosso do Sul. O solo está sendo preparado para a obtenção do máximo potencial produtivo das cultivares que fornecemos e nossa assistência técnica está qualificada e especializada para prestar as recomendações adequadas aos produtores associados”, ressalta Podkowa.
Estudos de viabilidade – O projeto de expansão da Copagril para o Mato Grosso do Sul faz parte do planejamento estratégico elaborado para o período 2023/2027. De acordo com Podkowa, foram realizados estudos de viabilidade que direcionaram o projeto de expansão para os municípios de Ivinhema, Vicentina, Glória de Dourados e Fátima do Sul.
Primeiro – O primeiro município a receber uma unidade da Copagril será Ivinhema, com uma loja agropecuária já preparada para instalação. Para o futuro, já são planejadas estruturas para armazéns e colocação de silos.
Equipe técnica – Para que o projeto atenda às expectativas da cooperativa, a equipe técnica está à campo por toda a região ouvindo e conversando com associados e produtores, lideranças e prefeitos para avaliar possibilidade do projeto. “O Mato Grosso do Sul é um estado de suma importância para o crescimento da Copagril, e nós vemos a região como uma boa fronteira de expansão para a cooperativa, tanto no setor da pecuária quanto no agrícola”, afirmou Podkowa.
Parte – Ainda de acordo com ele, a Copagril quer fazer parte da mudança cultural do estado que está expandido sua área de produção de grãos.
Produtores associados – Mesmo ainda não estando nos municípios previstos para a área de expansão, a cooperativa já possui produtores associados à cooperativa, isso demostra a importância da cooperativa na região e que o projeto será um sucesso.