Associados do Cecafé poderão monitorar operações portuárias e marítimas nas exportações
W3.CSS

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) firmou parceria com a startup de tecnologia no segmento logístico Ellox Digital, que permitirá aos associados da entidade acessarem o módulo Detention Zero (DTZ), que captura automaticamente as informações da programação dos navios nos terminais portuários, como datas dos navios, abertura de gate, deadline de carga, Estimated Time of Arrival (ETA), data da atracação e saída, guardando o histórico e evidências para contestação de cobranças indevidas.

“Por meio desse módulo DTZ, o associado terá a tranquilidade de obter evidências, como dados e prints dos sites dos terminais, colhidas de forma automáticas, quatro vezes ao dia, através de web crawler (robôs), contendo informações dos terminais portuários de Santos Brasil, BTP, DP World e Multi-Rio, sem a necessidade de alocar uma pessoa especificamente para essa atividade. Além disso, a Ellox Digital assumiu o compromisso de ampliar a captura dos dados para os terminais de Sepetiba (RJ), Vitória (ES) e Salvador (BA)”, conta Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé.

Ele completa que essa parceria tem por objetivo facilitar a obtenção de provas e evidenciar as causas sobre as cobranças de armazenagem adicional e detentions aos exportadores de café, provocadas pelo adiamento dos embarques ou pelos atrasos de navios por parte dos transportadores marítimos, e utilizá-las para denúncias na Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

“Em reunião realizada na semana passada, em Brasília (DF), notamos que a Antaq carece de dados e provas substanciais a respeito das causas das cobranças para aprimorar a sua norma. No encontro, o Cecafé defendeu a continuidade de uma agenda positiva, visando a aprimorar a regulação e a coibir abusos, apresentando essas provas demandadas, que poderão ser obtidas por meio dessa parceria com a Ellox Digital, e se comprometeu a fornecer os dados mensais do DTZ, referente ao café, para a Agência”, explica Heron.

O diretor do Cecafé reforça que, sem a apresentação de comprovações consistentes, a Antaq tende a estar limitada no aprimoramento de sua norma referente a essa matéria. “Dessa forma, os usuários acabarão por continuar pagando elevadas cobranças de armazenagem adicional e detentions. Portanto, essa parceria é uma grande oportunidade a nossos associados, de quem aguardamos adesão total, para mostrar a importância do aprimoramento da regulação à Antaq”, conclui.

Os interessados em acessar o módulo Detention Zero (DTZ) da Ellox Digital, por meio da parceria com o Cecafé, devem enviar a solicitação para o e-mail [email protected], para que a startup efetue o cadastro e envie orientações a respeito dos procedimentos para a obtenção das informações dos terminais.

SOBRE A ELLOX DIGITAL

A startup Ellox Digital atua no setor logístico desde 2019 com o propósito de tornar digital o processo de exportação, ajudando os exportadores na gestão da cadeia logística internacional, desde o gerenciamento de pedidos de venda, despacho aduaneiro e o tracking da carga até o seu destino final, aplicando tecnologia nas diversas etapas do processo.