Celulose: Gigante brasileira adquire divisão de papel tissue

Celulose: Gigante brasileira adquire divisão de papel tissue

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acabou concedendo a autorização para a gigante brasileira de celulose Suzano (SUZB3) comprar a divisão de papel tissue da norte-americana Kimberly-Clark no Brasil, de acordo com o Diário Oficial da União. A publicação no DOU ocorreu nesta sexta-feira.

“Requerentes: Suzano S.A e Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio Produtos de Higiene Ltda.Advogados(as): Eduardo Frade, Cristianne Saccab Zarzur e outros. Com fulcro no §1º do art. 50 da Lei nº 9.784, de 1999, integro as razões do Parecer nº 5/2023/CGAA3/SGA1/SG/CADE (SEI nº 1213900) à presente decisão, inclusive quanto à sua motivação. Nos termos dos arts. 13, XII, e 57, I, da Lei nº 12.529, de 2011, decido pela aprovação sem restrições do presente ato de concentração”, disse o texto do DOU, assinado por pelo Superintente-Geral Alexandre Barreto de Souza.

Nesse contexto, é importante afirmar que o negócio das duas empresas ocorreu no mês de outubro época que o principal ativo incluído era uma fábrica de produção de tissue, que é um tipo de papel usado em produtos como papel higiênico. As informações indicam que essa fábrica fica localizada no Estado de São Paulo.

“Caso a decisão do Cade seja confirmada após esse período, a conclusão do negócio passará a estar vinculada a uma reorganização societária a ser realizada pela Kimberly-Clark Brasil para a criação de uma empresa detentora dos ativos envolvidos no negócio, a ser posteriormente adquirida pela Suzano”, disse a companhia de papel e celulose em nota. A decisão não é definitiva e só será considerada final se não houver apresentação de recursos no prazo de 15 dias a partir da publicação.