De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 63% registrados na semana passada para 79% do total. Do restante ainda em campo, 100% das lavouras estão em maturação.
As atividades já se encerram nas regionais de Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Pato Branco e União da Vitória. Enquanto isso, as mais atrasadas são Cornélio Procópio (40%), Ivaiporã e Jacarezinho (55%) e Londrina (60%).
Os técnicos do Deral ainda classificam 76% das lavouras como em boas condições, 22% das lavouras em médias e 2% em ruins, com queda de 1 ponto percentual no patamar de melhores avaliações.
Ao mesmo tempo, o levantamento indica que o plantio da safra de verão de milho 2023/24 já começou no estado, saltou dos 9% da semana passada para 26% das lavouras já semeadas, sendo 80% em germinação e 20% já em desenvolvimento vegetativo.
O plantio já avançou mais em Francisco Beltrão (85%), Ponta Grossa (60%), Pato Branco (40%), Toledo (25%) e Guarapuava (18%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita de milho se beneficiou das condições climáticas na região Norte, que sofre com filas para o descarregamento com colheita simultânea de milho e trigo.
No Noroeste, a colheita da safrinha ocorre conforme o planejado e com rendimentos dentro da média esperada, assim como nas regiões Oeste e Centro-Oeste.
Já na região Sul, o plantio da primeira safra 23/24 deve acelerar após as chivas do final de semana, com recomendação do Deral para o monitoramento da Cigarrinha do Milho.