Com faturamento de mais de R$ 3 bilhões em 2022, Goplan segue trajetória de expansão atraindo novos distribuidores para unir forças ao grupo
W3.CSS

A Goplan – franqueadora com foco em agronegócio baseada em Campinas (SP) –, chega a sua segunda edição do Congresso da Andav, que acontece em São Paulo (SP), de 8 a 10 de agosto, no Transamérica Expo Center, de olho em novos franqueados e apresentando a concretização de um modelo de negócio disruptivo no setor. Segundo o CEO Carlos Renato Brega, qualquer distribuidor pode se candidatar, independentemente de tamanho. “Buscamos um perfil de distribuição que já tenha experiência e estabilidade no seu mercado, adote princípios de boas práticas de gestão e que esteja disposto e com vontade de desenvolver o seu negócio pautado em estratégias coletivas. Acima de tudo, o franqueado precisa estar motivado ao crescimento e desenvolvimento contínuo e a Goplan estará ao seu lado para dar o suporte para que isso aconteça”, afirma.

Plataforma de distribuição brasileira com foco no agronegócio, a Goplan iniciou suas atividades em 2020, com foco no fornecimento de soluções inteligentes, tanto em insumos como em serviços, ao seu franqueado e ao produtor rural, integrando conhecimento e tecnologia para uma produção e gestão agropecuária sustentável. A franqueadora oferece um portfólio de produtos e serviços completo para as culturas de soja, milho, sorgo, feijão, café, cana, amendoim, pastagens, citrus e HF e conta atualmente com 19 franqueados, com 93 lojas, atuando nos estados do Tocantins, Goiás, Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na rede de franqueados Goplan são hoje mais de 1 mil colaboradores, 50% deles na área comercial.

O objetivo da Goplan é promover o crescimento do franqueado – oferecendo produtos e serviços que atendem à demanda de seus clientes – e a produtividade e rentabilidade dos produtores. O modelo de negócio conta com a oferta de produtos de nutrição, biológicos, entre outros, e de um centro de serviços compartilhados visando à redução do custo e/ou ganho de competitividade que contempla assessoria administrativa e financeira, ferramentas digitais e treinamentos. Tudo baseado em boas práticas comerciais, ética, respeito aos colaboradores e ao meio ambiente. 

Segundo o CEO, o modelo de franquia torna viável a oferta de um alicerce sólido aos clientes, permitindo que os franqueados Goplan desenvolvam, de forma conjunta, tecnologia de produtos e serviços, e adotem estratégias para ganhos em eficiência e crescimento do negócio que seriam difíceis de serem conquistados por uma distribuição de forma individual. “Além disso, é um modelo que fortalece e preza pela relação de parceria com o produtor, uma vez que o sócio-diretor da distribuição permanece presente no campo. O produtor negocia direto com o dono da distribuição. Assim, a Goplan viabiliza o acesso ao franqueado a soluções exclusivas que irão apoiar o desenvolvimento no longo prazo; e, por sua vez, o franqueado consegue transferir para o campo os novos conhecimentos e tecnologias, apoiando a sustentabilidade de longo prazo do produtor rural”, explica o CEO.

Em dezembro de 2022, a Goplan anunciou a Vaccaro como seu primeiro parceiro franqueado na região Sul. A parceria nasceu no Congresso da Andav 2022, que soma e traz grandes perspectivas para o mercado. A franqueadora fechou o ano com um faturamento de R$ 145 milhões e seus franqueados, na casa de R$ 3 bilhões. 

Novos serviços 

Além dos produtos financeiros, que incluem operações estruturadas e linhas de crédito; e serviços de suporte à gestão e desenvolvimento, como auditoria, RH estratégico e treinamentos, entre outros, a Goplan passa a oferecer serviços digitais, que incluem:

  • Go + Vendas – ferramenta para a gestão de relacionamento e vendas.
  • Go Up – ferramenta que auxilia o consultor, em conjunto com o produtor, nas tomadas de decisões referentes ao manejo da lavoura, customizando o atendimento no campo. 
  • Fala Goplan – Plataforma de mídia social que permite o relacionamento e troca de experiências entre as equipes do grupo.