Durante quatro dias do mês de maio, o Conselho Executivo (Board) do grupo Genus, proprietário da ABS, esteve no Brasil para entender melhor sobre o mercado de genética bovina da América Latina, incluindo estratégica de curto e longo prazo, e, principalmente, conhecer as equipes de trabalho envolvidas no negócio na região. A programação incluiu visitas a clientes, empresas do setor e, claro, à Central de Biotecnologia da ABS, localizada em Uberaba.
“Há um grande otimismo para o futuro do agronegócio no Brasil. Você sabe que, se queremos servir o mundo com melhoramento genético, e no cenário bovino, precisamos vencer no Brasil, porque o Brasil é uma superpotência quando se trata de negócios bovinos”, declarou o Chefe Executivo (CEO) do grupo Genus, Stephen Wilson.
Os diretores estiveram o tempo todo acompanhados do Diretor da ABS América Latina, Ricardo Campos, do Diretor da ABS Brasil, Márcio Nery, do responsável pelo mercado do Conosur, Juan Esteban, e de parte da equipe gerencial da empresa. “O que realmente me impressionou foi quantas inovações que têm sido implementadas pela equipe. Fazem um trabalho fantástico em promoção digital na América Latina. Um trabalho fantástico na produção de genética sexada, e também na sexagem de macho, colocando esses produtos no mercado e criando novos mercados”, destacou o Conselheiro Geral e Secretário Genus, Dan Hartley.
Lykele Van Der Broek, Diretor não-executivo Genus, esteve na central há sete anos. “Há uma enorme melhoria no tamanho, no profissionalismo, nas atividades, nos projetos de pesquisa, na criação e no desenvolvimento de produtos”, afirmou.
A Diretora Financeira Genus, Alison Henriksen, volta empolgada para o Reino Unido. “Aprendi muito nesse tempo que estou aqui. Percebi o quanto de melhoria está acontecendo na empresa, de uma perspectiva genética. Ver o que nossa equipe está fazendo é muito empolgante, muito empolgante para o futuro”.
O anfitrião, diretor da ABS Brasil, Márcio Nery, agradeceu a oportunidade. “É muito importante a gente poder mostrar e demonstrar para o Board da Genus a segurança de que o futuro do melhoramento genético no Brasil é brilhante e, mais do que isso, o futuro da ABS Brasil está garantido e é brilhante. O que me marcou muito é que o Board comprovou que a garantia desse futuro brilhante está baseado nas pessoas”, destacou.
Para Iain Ferguson, presidente não-executivo Genus, foi o que mais chamou atenção. “O que realmente é interessante são todas as pessoas que trabalham aqui. O grande entusiasmo, o grande orgulho, a grande confiança. E, simplesmente, a grande capacidade que todos mostram”, salientou.
Os diretores também conheceram unidades de negócio carne e leite de clientes e parceiros estratégicos da empresa. O Diretor da ABS América Latina, Ricardo Campos, ficou orgulhoso da equipe. “Todas as visitas foram conduzidas por jovens, homens e mulheres de diferentes áreas. E eles explicaram tremendamente bem o que fazemos no Brasil, qual é a nossa estratégia e onde esperamos estar no futuro. Acho que atingimos nosso objetivo e estamos enviando nossa diretoria de volta aos seus respectivos países, com a tranquilidade do que estamos fazendo aqui no Brasil e também na América Latina”, afirmou.
O Chefe Executivo (CEO) Designado Genus, Jorgen Kokke, ressalta a confiança na ABS América Latina. “Quando olhamos para o mercado bovino, tem uma tecnologia fenomenal, que é a Intelligen, mas também tem a tecnologia de embriões, onde a América Latina está liderando. E o mais importante: tem pessoas e recursos fantásticos. Então eu realmente vejo a região da América Latina como líder dentro da organização, entregando um crescimento muito forte no futuro”, finalizou.