Empresa de “superfrutas” brasileiras que tem xeiques árabes como sócios se une à Brazilian Beef na Gulfood Dubai para promover sustentabilidade dos alimentos do Brasil
W3.CSS

A Tropicool, inovadora marca de superfoods e açaí, se une à iniciativa Brazilian Beef, projeto setorial criado em 2001 pela parceria entre ApexBrasil e ABIEC com o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira no exterior, para reforçar a mensagem de qualidade, diversidade e sustentabilidade dos alimentos brasileiros na principal feira de alimentos do Oriente Médio, a Gulfood 2023, evento que se inicia nesta segunda-feira (20) e vai até sexta-feira (24), em Dubai.

A companhia, que nasceu em 2019 como uma marca global, fruto da união dos sócios Maurício Esteves e Caio Nabuco – da holding Afrinvest – com os Xeiques Mohammed Al Thani e Ahmed Al Thani, e está presente em 6 países (Brasil, EUA, Portugal, Catar, Emirados Árabes Unidos e Austrália) e iniciando operação em Saudi ainda esse trimestre.

O Oriente Médio é um dos principais destinos da empresa que tem no seu modelo de exportação e na recém-lançada expansão por venda de franquias os seus principais canais de venda e experiência do cliente internacional.

“A Tropicool já nasceu internacionalizada com a sua primeira operação em Dubai e em prática com o conceito ESG, o que é hoje um grande diferencial nos mercados globais”, explica Rafael Prado, diretor global da marca. “Essa união à iniciativa da ApexBrasil e Abiec – Brazilian Beef, que trabalham juntos há muitos anos para levar o melhor das carnes bovinas do Brasil para o mundo, é importantíssima para aumentar as possibilidades de negócios visto similares canais de distribuição e a imagem positiva do país. É a força dos alimentos brasileiros incentivando a promoção comercial casada com outros produtos brasileiros”, afirma.

Além da exigência de origem certificada, inclusive com iniciativas de reflorestamento e de apoio às comunidades locais em parceria com a ONG SOS Amazônia – a Tropicool já registra crédito de mais de 10.000 árvores para serem plantadas esse ano. Ainda, a empresa estimula o reuso e reciclagem de todos os materiais utilizados no ciclo produtivo e não trabalha com o produto congelado na linha de exportação: o transporte para todo o mundo é feito in natura, em embalagens desenvolvidas e patenteadas exclusivamente para manter as propriedades da fruta.

O açaí, que tem origem amazônica, ganhou projeção global principalmente difundido entre esportistas por ser uma excelente fonte de energia, ação antioxidante, combate ao colesterol e à pressão alta, e presença de minerais e vitaminas, inclusive com estudos para uso na prevenção do câncer. Entre 2010 e 2020, as vendas globais de açaí cresceram 15.000%, segundo a Abrafrutas.

Na Gulfood, a Tropicool complementará o cardápio do espaço da ApexBrasil e da Abiec com sorbets, mocktails e sobremesas. O estande da Abiec em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contará com a presença de 19 empresas associadas – Astra, Barra Mansa, Beauvallet, Comesul, Cooperfrigu, Frialto, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Mercúrio, Minerva, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Supremo e Zanchetta.