Fórum discutirá as demandas da vitivinicultura na Campanha Gaúcha
W3.CSS

A Campanha Gaúcha se destaca pela produção de uvas e vinhos finos. A região, situada no oeste do Rio Grande do Sul, na fronteira brasileira com o Uruguai e a Argentina, conseguiu, em 2020, o selo de indicação geográfica, na modalidade indicação de procedência (IP), que atesta que o local é reconhecido pela qualidade de seus vinhos. Hoje, 19 produtores integram a Associação Vinhos da Campanha.

A cadeia produtiva da uva e do vinho gera centenas de empregos e renda, mas também enfrenta desafios. As demandas do setor serão discutidas durante o 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. O evento, que será realizado no dia 27 de abril no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Dom Pedrito, tem o objetivo de divulgar a produção intelectual e potencial de inovação científica do curso de bacharelado em Enologia da instituição junto aos agentes públicos, lideranças e stakeholders das vinícolas da segunda maior região produtora de uvas e vinhos finos do Brasil.

O curso, que é o único do Brasil dessa modalidade em nível superior, foi criado em 2006 e, desde então, já recebeu em torno de 120 alunos. “Temos profissionais renomados como professores e isso faz com que os nossos alunos saiam como profissionais de excelência”, afirma a diretora do Campus Dom Pedrito, Nádia Fátima dos Santos Bucco.

Programação

O fórum contará com palestras e visitas aos vinhedos experimentais da Unipampa. Entre os palestrantes estão o secretário de Agricultura, Giovani Feltes, o editor da parte de vinhos da revista Prazeres da Mesa, Marcel Miwa, o Prof. Dr. Cesar Valmor Rombaldi, professor titular e orientador em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas e Giovâni Silveira Peres, engenheiro agrônomo e sócio gerente nas empresas Batalha Vinhas e Vinhos e Batalha Consultoria e Planejamento.

O 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha é uma promoção da Unipampa Campus Dom Pedrito e tem o apoio do BRDE, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Sebrae-RS e da prefeitura de Dom Pedrito.