Importância dos portos do Mar Negro para as exportações russas de commodities
W3.CSS

A Ucrânia disse na quinta-feira que poderia considerar todos os navios que viajam no Mar Negro em direção a portos russos e portos ucranianos ocupados pela Rússia como potenciais transportadores de carga militar a partir de 21 de julho.

Essas embarcações estarão sujeitas a “todos os riscos relevantes”, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia. A declaração reflete a ameaça que o Ministério da Defesa da Rússia fez na quarta-feira para todos os navios que viajam para a Ucrânia.

A seguir estão alguns detalhes sobre as principais exportações de commodities da Rússia e a importância das rotas de exportação do Mar Negro:

GÁS

A Rússia exporta gás liquefeito de petróleo (GLP) através do Estreito de Kerch, que liga o Mar de Azov ao Mar Negro, em navios-tanque. O porto de Taman, no Mar Negro, responde por cerca de 7,5% das exportações totais de GLP da Rússia.

GRÃOS

A Rússia é o maior exportador mundial de trigo, principalmente para a África e Oriente Médio. É também um grande exportador de milho (milho) e cevada. Atualmente, está colhendo sua nova safra, o que significa que milhões de toneladas de grãos estarão disponíveis para exportação nos próximos meses.

Os terminais de grãos da Rússia no Mar Negro lidam com cerca de 70% das exportações de grãos do país. Eles incluem os portos de Novorossiisk e Taman.

Os portos do Mar de Azov lidam com os 30% restantes das exportações de grãos da Rússia. A navegação de navios pelo Estreito de Kerch foi afetada depois que a Rússia suspendeu o movimento em 16 de julho e a Ucrânia disse na quinta-feira que a navegação era perigosa, embora vários navios estivessem se movendo para lá na quinta-feira.

A Rússia deverá exportar 47,5 milhões de toneladas de trigo na nova temporada de comercialização 2023/24, que começou em 1º de julho, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

ÓLEO

A Rússia exporta seu petróleo do terminal do Mar Negro de Sheskharis, perto de Novorossiisk, enquanto o Caspian Pipeline Consortium (CPC), que lida com cerca de 1% do petróleo global, envia petróleo do terminal próximo de Yuzhnaya Ozereevka.

A CPC movimentou 58,7 milhões de toneladas (1,2 milhão de barris por dia) de petróleo do terminal no ano passado, enquanto Sheskharis tem capacidade anual de 40 milhões de toneladas (800.000 bpd).