Os canais digitais estão ganhando cada vez mais espaço em todos os setores, mas em alguns segmentos, como no mercado de vinhos, essa força já alcança níveis inquestionáveis. Segundo dados recentes da Wine Intelligence, 30% dos consumidores brasileiros regulares de vinho já utilizam as lojas virtuais para comprar o produto. Uma das razões para essa potencialização das vendas online é o marketing de influência, que consiste em ações focadas em pessoas que exercem liderança sobre potenciais clientes de uma marca.
Para discutir esse relevante cenário, influenciadores digitais e profissionais do setor se reúnem no painel “O marketing de influência e sua importância no mercado de vinhos”, que ocorre durante a Wine South America, em Bento Gonçalves. O bate-papo será conduzido por Diego Bertolini, que é consultor de mercado e conta com uma bagagem de mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho.
A chamada “democratização do vinho”, que ocorreu a partir da pandemia, deve nortear parte da conversa, avalia Bertolini. “Esse painel é de muita valia porque vamos falar dessa transformação que ocorreu dentro do setor. Para se ter uma noção, apenas na pandemia, o número de publicações no digital envolvendo o tema aumentou 10 vezes em comparação ao período anterior. E as vendas online, que antes representavam 4%, hoje chegam a 16%. Nesse contexto entra a atuação do influenciador, que tem um papel de venda, mas também de educador. Vamos conversar sobre como as marcas estão humanizando seus canais online e usando estratégias digitais para promover seus negócios”, adianta.
Um dos convidados do painel conduzido por Bertolini é o sommelier Gleybson Andrade, conhecido nas redes como “o cara dos vinhos”. Andrade tem mais de 400 mil seguidores no Instagram e destaca que vai abordar no painel como as estratégias de influência podem ser aplicadas de maneira eficaz, bem como as tendências atuais nesse campo. “Na minha visão, o marketing de influência desempenha um papel crucial no mercado de vinhos. Através da colaboração com influenciadores digitais, as marcas podem alcançar um público amplo e engajado, promovendo seus produtos de forma autêntica e persuasiva. Os influenciadores têm o poder de compartilhar conhecimentos, contar histórias e criar conexões emocionais com o público, despertando interesse e confiança nas marcas de vinho”, ressalta.
Quem também vai marcar presença no painel é Jessica Marinzeck, gerente de experiências da Cellar Vinhos e head de conteúdo da Única – Revista Online de Vinhos. Para a convidada, qualquer pessoa com uma rede social, por maior ou menor que seja seu número de seguidores, já é um influencer: “Nós influenciamos as pessoas próximas da gente o tempo todo e também somos influenciados da mesma forma. A diferença com o marketing de conteúdo é que tudo isso é feito de forma estruturada. A construção dessa narrativa entre marca e influenciador é o mais importante hoje e também o mais difícil, visto que as companhias esperam sempre resultados rápidos e avassaladores, e não é bem assim. Não existe bala de prata. Tenho certeza que as pessoas que forem nos ouvir durante essa palestra sairão com a cabeça mais aberta sobre estratégias de como colocar um plano de marketing de influência na prática e sair do mundo das suposições para entrar num mundo mais diligente e assertivo”, acredita Jessica.
Além de Bertolini, Andrade e Jessica, o painel “O marketing de influência e sua importância no mercado de vinhos” contará com a presença de Tomaz Saleme. O bate-papo faz parte da programação da Wine South America, que é a feira de negócios do mundo do vinho. Em breve, a programação completa de painéis e palestras estará no site www.winesa.com.br.