Performance produtiva da pecuária envolve nutrição animal

Performance produtiva da pecuária envolve nutrição animal

Produtos que garantem uma boa nutrição animal e que potencializam a produção de carne e leite passam a ser cada vez mais demandados pelo mercado nacional de pecuária. O rebanho bovino no Brasil cresceu 4,3% em 2022 e atingiu um novo recorde, com 234,4 milhões de cabeças, sendo Goiás o estado em que estão 24,4 milhões delas. Investindo no crescimento agropecuário e baseada na missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic Fertilizantes se consolidou como a maior produtora de fosfato bicálcico da América Latina. 

Comercialmente chamado de Foscálcio, o fosfato bicálcico e o fosfato monocálcico são ingredientes minerais, fontes de fósforo e cálcio, utilizados na produção de sal mineral, proteinados e rações, pois possuem alto valor nutricional, o que favorece a performance produtiva. “Na Mosaic Fertilizantes as matérias-primas destinadas à fabricação de produtos finais para suplementação animal são provenientes das mais puras rochas fosfáticas do mundo e que geram os melhores fosfatos”, afirma Sabrina Coneglian, gerente de Pecuária da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.

O processo de produção verticalizado assegura a qualidade da Linha Foscálcio em todas as fases, de maneira que possa atender aos mais rigorosos requisitos de controle de qualidade, nacionais e internacionais. “A segurança alimentar é essencial para uma pecuária sustentável e inicia no fornecimento de ingredientes de alta qualidade”, destaca Sabrina.

Os produtos Foscálcio 19 (microgranulado e em pó) e Foscálcio 21 (microgranulado) são gerados a partir de uma rocha ígnea, que contém os menores teores de elementos indesejáveis. A linha se destaca por conter calcário em sua formulação, sendo que o uso dessa fonte de cálcio inibe a formação de fósforo insolúvel, aumentando a absorção dos minerais e, consequentemente, a performance dos animais. 

“O fósforo e o cálcio são essenciais na nutrição e exigidos em grandes quantidades diárias pelos bovinos. Conhecidos como os dois macrominerais mais abundantes no organismo, podem representar até 3% do peso animal, fundamentais para sustento, crescimento e produção. Principais constituintes dos ossos e dentes, quando limitados na dieta podem ocasionar desnutrição, raquitismo, fraqueza nos ossos e dentes, podendo levar o animal a óbito”, alerta a gerente.