Supervisores e técnicos do Programa ATeG recebem treinamento em Viçosa
W3.CSS

Capacitação sobre gerenciamento, novas diretrizes de supervisão, representatividade e importância dos Sindicatos dos Produtores Rurais e do Sistema Faemg Senar, além de palestra sobre oratória. Essas foram as pautas de duas reuniões realizadas no escritório do Sistema Faemg Senar em Viçosa, com supervisores e técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Pecuária.

A analista do ATeG Pecuária de Leite e Corte responsável pela coordenação na regional, Ingryd Lanna acompanhou as reuniões e salientou que a iniciativa busca a melhoria contínua da equipe e do trabalho realizado em campo.

“Os supervisores repassaram aos técnicos o conhecimento adquirido sobre análise de dados, geração de custos de produção, e discussão de indicadores para os técnicos aplicado ao dia a dia das propriedades atendidas. O objetivo é capacitá-los e torná-los cada vez mais ativos e atentos à assistência gerencial, que é um dos pilares do Programa”.  

Nos encontros, o gerente regional, Marcos Reis destacou a importância do alinhamento técnico para garantir a qualidade do trabalho prestado aos produtores rurais. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade reforçou a relevância do agro para a economia brasileira e o papel fundamental do Sistema Faemg Senar para o desenvolvimento do setor em Minas. 

Marcos Reis afirmou que o evento foi importante para esclarecer as dúvidas dos profissionais e destacou que o treinamento de técnicas de oratória foi “um marco para que os técnicos de campo tenham conhecimento de processos que os ajudem a levar os resultados conquistados com o AteG para todos os grupos durante as visitas e nas reuniões de Benchmarking, com clareza”. 

A gerente de Pedagogia do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro foi a responsável pelo treinamento de técnicas de oratória. Para ela, a comunicação deve ser um ponto de atenção e cuidado de todos, principalmente para garantir que produtores e técnicos se compreendam no processo educativo que o ATeG propõe. 

Ela explicou que o treinamento tratou das formas como o adulto aprende, e de como ser claro, fluido e objetivo na comunicação verbal. Para ela, o momento foi um estímulo para que os profissionais busquem aprimoramento na área. 

“O trabalho do ATeG envolve o relacionamento direto com os produtores rurais, e nós precisamos nos atentar à comunicação com eles para que possamos, cada vez mais, atender às suas necessidades e expectativas e oferecer as informações que precisam para crescer, se desenvolver e ganhar mais dinheiro, que é um dos principais focos do Programa”, comentou Cristiane.

Os supervisores Paulo Henrique Lelis e Leonardo Cotta ressaltaram a importância das reuniões para o andamento do ATeG, com excelência, na região, principalmente pelo reforço dado aos técnicos sobre a relevância da qualidade e precisão dos dados gerados.

Kelton Gomes, técnico de campo do ATeG Balde Cheio em Rio Piracicaba avaliou positivamente o encontro. “Os alinhamentos são essenciais para nós. A reunião foi uma oportunidade de trocar experiencias com outros técnicos e nos aproximar ainda mais do Sistema Faemg Senar”.  Para a técnica Débora Valentim, “o encontro serviu para estreitar os laços e aprender com as informações trazidas não só pelos gestores, mas também pelos colegas”.