Seguindo uma tendência mundial, cresce no Brasil a preocupação quanto a produção de alimentos de forma mais saudável, para abocanhar uma parcela significativa do mercado. O consumidor que busca, hoje em dia, muito mais que sabor e sim fugir de agrotóxicos e, outras técnicas de plantio politicamente incorretas.
Entre os alimentos que gera mais preocupação é tomate, porque sabemos que é mais suscetível a pragas e doenças e, consequentemente, é maior o uso de defensivos nas lavouras. Mas não é só isso, o consumidor gosta de novidades, espécies variadas para descobrir novos sabores.
O Brasil é um dos maiores produtores de tomate, perde no ranking apenas apenas para os Estados Unidos, Espanha, Turquia, Itália, Egito e Grécia.
De onde saem as melhores variedades e, são tantas que muitas delas nunca ouvimos falar.
Separamos duas espécies que são no mínimo curiosas que estão ganhando apreciadores aqui no Brasil:
Tomate híbrido tigrado
O tomate Tigre, leva este nome por conta da casca com aspecto tigrado ou rajado que surge ainda na fase verde do fruto.
As listras são marcantes, bem evidenciadas, mas, o fruto muda de cor quando amadurece. O tomate tem uma polpa de cor variada, vai do vermelho intenso, até um tom marrom. Cada fruto pode chegar ao peso de até 50 g.
Além disso a planta apresenta boa sanidade, os frutos possuem boa conservação pós-colheita. É extremante saboroso, com paladar agridoce, o que é perfeito para compor pratos mais elaborados e sofisticados. Vai bem na produção de geleias de tomate.
Outra espécie que chama a atenção é o Tomate Verônica:
Com cada vez mais espaço no mercado, a espécie agrada os horticultores pelo sabor e pela aparência diferenciada. O fruto se apresenta com formação de gomos, o que reserva a ele destaque inconfundível. O tomate pode pesar até 360g cada.
Segundo agricultores é ideal para cultivo em estufa.
Perfeito para saladas logo no início da maturação e, quando totalmente maduro é ideal para molhos.
Variedade Híbrida que pode ser cultivada em solos salinos também.