No final desse mês, dados relevantes sobre a pecuária nacional serão apresentados durante o workshop Concept Plus Leite e o simpósio Alta Cria, que acontecem nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Eventos ABCZ, em Uberaba (MG). Além da exposição de dados coletados em centenas de fazendas brasileiras, o evento também contará com palestrantes nacionais e internacionais.
No primeiro dia de evento (25/10), no workshop Concept Plus Leite, haverá a apresentação de dados coletados em aproximadamente 590 fazendas validadas, recebidos de 910 bancos de dados. “Foram compilados dados de mais de 607 mil serviços, sendo que 88% desses serviços são através de inseminação artificial, 9% através de transferência de embrião e 3% cobertura de touros a campo. 98% das inseminações foram feitas com touros de leite e 2% com touros de corte”, explica o Gerente Técnico de Leite da Alta, Tiago Ferreira.
O programa Concept Plus Leite estabelece referências coerentes com a realidade brasileira, e tem como diretriz discutir estratégias reprodutivas, mostrar números, indicadores e envolver pessoas de sucesso no segmento da reprodução, é o que afirma Tiago Ferreira. “No Brasil é difícil estabelecer processos de coleta de dados de qualidade nas fazendas, com isso existem poucos números que podem ser utilizados como referência para tomada de decisão quando o assunto é gestão do rebanho, por isso a importância de eventos como esse workshop, que consolida números importantes”, complementa.
O médico veterinário e professor Ricardo Chebel, da Universidade da Flórida, será um dos palestrantes internacionais do primeiro dia de evento, que contará ao todo com quatro palestras. Clique aqui para conferir a programação completa.
Já no segundo dia de evento (26/10), o simpósio Alta Cria apresentará os principais dados da área de cria e recria, como a eficiência de colostragem, morbidade, desempenho e mortalidade, além de diferentes tipos de criação.
Serão apresentados dados de 140 fazendas, localizadas nos mais diversos estados brasileiros. Os números foram coletados a partir de mais de 42 mil bezerras analisadas, em animais nascidos entre julho de 2022 e junho de 2023.
“O objetivo do Alta Cria é gerenciar os números e conhecer os principais índices zootécnicos, fundamentais para traçar metas, estratégias e alcançar os objetivos que definirão o sucesso da criação das bezerras e novilhas. Além disso, o programa auxilia na tomada de decisão de manejo dentro das propriedades”, explica o coordenador do programa Alta Cria e Gerente de Neonatos da Alta, Rafael Azevedo.
Nesse segundo dia de evento, haverá a apresentação de mais nove palestrantes, entre eles o médico veterinário e professor da Escola de Veterinária da UFMG, Rodrigo Meneses.
O workshop Concept Plus Leite e o simpósio Alta Cria são promovidos pela líder em melhoramento genético bovino, Alta.