Crianças e adolescentes são recordistas na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Unificação faz parte de uma estratégia do governo para que, no futuro, a CIN seja o único documento de identificação

A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) tem sido adotada principalmente por jovens de até 19 anos, que representam 34% das mais de 21,5 milhões de emissões realizadas até agora. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta segunda-feira (10), esse grupo já soma 7,2 milhões de novos documentos emitidos.

O crescimento expressivo desse público na adesão à CIN se deve, em grande parte, à familiaridade com tecnologias digitais e à necessidade de obter um documento oficial com foto, já que muitos jovens ainda não possuíam o antigo RG.

Os estados com maior percentual de emissão da CIN para jovens até 19 anos são:

  • Pernambuco – 48,09%
  • Rio de Janeiro – 46,35%
  • Acre – 42,46%

Nova identidade facilita acesso a serviços

A nova CIN possibilita a inclusão de outros documentos e informações em um só lugar, como:

  • Carteira de Motorista (CNH)
  • Carteira de Trabalho (CTPS)
  • Título de Eleitor
  • Tipo sanguíneo e fator RH
  • Opção de doação de órgãos
  • Registro de deficiências auditiva, visual, física e intelectual

Essa unificação faz parte de uma estratégia do governo para que, no futuro, a CIN seja o único documento de identificação necessário no país, possibilitando serviços públicos mais eficientes e personalizados.

Principais mudanças com a nova identidade

  • Número único de identificação em todo o Brasil – O CPF passa a ser o único número válido, eliminando a possibilidade de uma pessoa emitir diferentes RGs nos 27 estados brasileiros.
  • Mais segurança e combate a fraudes – A CIN incorpora biometria facial e das dez digitais, além de um QR Code integrado ao GOV.BR, garantindo maior proteção contra falsificações.

A nova identidade também faz parte do avanço da Infraestrutura Pública Digital (IPD), que utiliza a base de dados da CIN e do GOV.BR para tornar os serviços públicos mais acessíveis e eficientes.