Pelo menos 20 dos 26 jogadores do Brasil que estiveram na Copa do Mundo terão poucos dias para assimilar a eliminação precoce da seleção no Catar. Isso porque atletas que atuam em quatro das principais ligas europeias terão jogos por seus clubes logo após o Natal e na primeira semana de janeiro.
Assim, ainda que a programação de nenhum jogador tenha sido confirmada, a tendência é de que eles tenham apenas esta semana de descanso.
A delegação brasileira deixou Doha em voo fretado na manhã de sábado com destino ao Rio de Janeiro, mas Alisson, Alex Sandro, Gabriel Martinelli, Éder Militão, Vinicius Júnior e Bruno Guimarães haviam deixado a concentração ainda na madrugada.
No fim da tarde, o avião fez uma parada em Londres, onde boa parte dos jogadores permaneceu. A CBF não informou quais jogadores desembarcaram na Inglaterra.
A única certeza é de que Ederson, Rodrygo, Raphinha, Danilo, Weverton e Everton Ribeiro chegaram ao Rio de Janeiro ontem, acompanhados da comissão técnica e do treinador Tite.
O goleiro do Palmeiras é quem terá o maior período de descanso, já que o clube paulista só se reapresenta no dia 2 de janeiro. É possível que ele ganhe uns dias de folga e volte mais tarde aos treinos.
O Flamengo retorna aos treinamentos dia 26 de dezembro, mas Everton Ribeiro e Pedro só devem se reapresentar no dia 2 de janeiro. O foco do time rubro-negro no início da temporada é a disputa do Mundial de Clubes, cuja data e local sequer foram confirmados pela Fifa.
ATUAÇÃO NA EUROPA
Independentemente do destino, o descanso dos que jogam na Europa será curto. Alisson e Fabinho, do Liverpool, Richarlison, do Tottenham, Gabriel Martinelli, do Arsenal, Bruno Guimarães, do Newcastle, e Lucas Paquetá, do West Ham, devem voltar a campo em pouco menos de duas semanas.
A Inglaterra volta a ter partidas oficiais dias 21 e 22 deste mês, com a Copa da Liga inglesa. Newcastle, United, City e Liverpool terão compromissos e, caso seus treinadores optem por escalações titulares, o descanso seria menor – muitos clubes grandes estão usando equipes alternativas.
A segunda-feira, 26 de dezembro, terá rodada quase cheia no Campeonato Inglês – jogos no boxing day, o dia seguinte ao Natal, são uma tradição na Inglaterra. Um dia depois, Ederson (Manchester City), Thiago Silva (Chelsea), Antony, Casemiro e Fred (Manchester United) também têm jogos marcados pela competição.
O Paris Saint-Germain de Marquinhos e Neymar, que neste sábado escreveu em uma rede social que está “destruído psicologicamente”, retoma o Campeonato Francês no dia 28.
No dia 30, será a vez do Espanhol, onde atuam Raphinha, do Barcelona, Éder Militão, Vinicius Júnior e Rodrygo, trio do Real Madrid, ter rodada inteira. O Campeonato Italiano, liga que disputam Alex Sandro, Danilo e Bremer, será retomado na primeira semana de janeiro.
Alex Telles e Gabriel Jesus já haviam deixado o Catar no início da semana. Cortados por lesão, eles voltaram aos seus clubes. O atacante passou por cirurgia de joelho direito, e o lateral-esquerdo iniciou tratamento para se recuperar de duas lesões ligamentares no joelho direito. Ambos devem voltar somente a partir de fevereiro.
INCERTEZA
A maior incerteza diz respeito a Daniel Alves. O veterano de 39 anos encerrou sua carreira na seleção brasileira e não é certo que volte a defender o Pumas, embora tenha contrato com o time mexicano até junho de 2023.
Ele fez um acordo curto com a equipe do México a partir de julho deste ano porque não poderia ficar parado às vésperas da Copa do Mundo. Mesmo assim, chegou ao Catar com dois meses de inatividade. Depois da eliminação, o lateral não quis falar sobre seu futuro.
Saiba: Tabu mantido – Desde que ganhou o penta, em 2002, a seleção brasileira nunca mais venceu uma equipe europeia durante as etapas de mata-mata da Copa do Mundo.
A fase de quartas de final, inclusive, vinha sendo a maior pedra no sapato, com três eliminações da equipe nos últimos quatro mundiais disputados, na Rússia, no Brasil, na África do Sul e na Alemanha.