W3.CSS

Com a presença de pecuaristas, empresários do setor do agronegócio, imprensa e leiloeiras, a Nelore MS (Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Nelore) lançou no início da noite desta quarta-feira, 24, a Expogenética Nelore MS, exposição agropecuária da raça, que acontece de 30 de outubro a 10 de novembro no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). A previsão do presidente da associação, Paulo Matos, é movimentar negócios em torno de R$ 20 milhões durante o evento.

Além de 10 leilões programados – de reprodutores, matrizes e sêmen – haverá shopping de animais ao vivo, palestras sobre melhoramento e evolução na reprodução, conceito de nutrição, shows, parque de diversões, área comercial, estandes, praça de alimentação e uma etapa do  rodeio PBR, entre outras atrações.

Para o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e diretor da Nelore MS, é uma grande oportunidade para ver de perto o trabalho de 50 anos da evolução do melhoramento genético da raça em território sul-mato-grossense, “que resultou em animais nelore capazes de produzir essa que é considerada uma das melhores carnes do Brasil”, ressaltou.

“Durante a feira iremos também apresentar o melhoramento genético da raça nelore para embaixadas dos países que possuem relação comercial com o Brasil e principalmente com Mato Grosso do Sul fazer com que essa genética seja democratizada e ressaltar o trabalho sério e competente do produtor da raça nelore de MS da porteira para dentro”, comenta Paulo Matos. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS]

Mato Grosso do Sul conta atualmente com um rebanho bovino de corte estimado em 18,6 milhões de cabeças. Dessas, seguramente 80% são de animais nelore ou anelorados, uma raça que adaptou-se ao longo dos anos naturalmente aos clima e geografia do Centro-Oeste brasileiro.

Hoje, o Estado conseguiu com excelência melhorar a raça, que é de origem indiana, exportando genética para todo o Brasil.

Mercado               

Sobe o mercado pecuário, Paulo Matos admite que o setor passa por um momento desfavorável, com a arroba do gado gordo andando de lado e com poucas oscilações positivas. “Nós temos o desafio de criar mecanismos para reduzir essas distorções na cadeia produtiva e buscar saídas para melhorar o preço para o criador. Senão, a engrenagem vai quebrar”, analisou.

Rodeio PBR

Durante a Expogenética haverá uma etapa do Rodeio PBR em Campo Grande. Criada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade.

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e rodeios nessas regiões. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS