A previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade, com possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada nesta terça-feira (3) em Mato Grosso do Sul. Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventualmente, queda de granizo.
Além disso, são esperados acumulados significativos de chuvas, podendo ultrapassar os 40 mm/24h, principalmente na metade sul e nas regiões sudeste e leste do estado. Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 18°C a 22°C e as máximas devem alcançar 34°C em algumas regiões.
Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria aliada a um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico na altura do litoral da região sul do país. Juntamente, o transporte de calor e umidade favorece a formação de instabilidades.
Além disso, a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica sobre Argentina e Paraguai e o deslocamento de cavados também reforçam as instabilidades no estado. Entre quarta-feira (4) e quinta-feira (5), com o avanço da frente fria, os maiores acumulados de chuvas, acima de 40 mm/24h, são previstos para a metade norte do estado, principalmente nas regiões norte e nordeste do estado.
Em Campo Grande, o dia amanheceu com mínima de 21°C e a máxima será amena, de 24°C. Já em Dourados, a mínima é de 20°C e chega aos 25°C nos horários mais quentes. Na região da fronteira, Ponta Porã tem previsão de 18°C e máxima de 23°C. Em Iguatemi, o clima varia entre 21°C e 24°C.
Nas regiões pantaneira e sudoeste, Porto Murtinho espera-se mínima de 21°C e máxima de 24°C. Em Corumbá, a variação será de 19°C e 26°C e, em Aquidauana, entre 21°C e 25°C. Na região leste, Nova Andradina tem mínima de 22°C e chega aos 27°C.
Já nas regiões do bolsão, Três Lagoas marca mínima de 24°C e alcança os 29°C nos termômetros. Paranaíba chega aos 31°C. Na região norte são esperadas mínima de 22°C em Coxim, com máxima de 28°C. Em Costa Rica, o tempo será mais ameno, com mínima de 18°C e máxima de 21°C.
Os ventos estarão bem variáveis, mas predominantemente atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.