A influenciadora Virgínia Fonseca divulgou que está fazendo uma dieta à base de ovos para a perda de peso. Nas redes sociais, ela compartilha as fotos de seu almoço e jantar que se resumem a mais de uma dezena de claras de ovos e já disse que está tendo resultados. ️
Nutricionistas alertam que esse tipo de dieta é arriscado para a saúde, pode causar o efeito sanfona e traz risco de gatilho para transtornos alimentares.
Muito além da perda de peso ou ganho de massa magra, o que especialistas questionam é que dietas restritivas não são boas para a saúde física e mental.
Há várias pesquisas que indicam que a restrição acaba gerando a compulsão, o que pode ser gatilho para transtornos alimentares. Além disso, reforçam que o retorno de dietas restritivas como tendência é um sinal de alerta.
No caso de Virgínia, ela vem compartilhando uma rotina intensa de treinos com personal, às vezes, com mais de um treino por dia.
O que a especialista alerta é que pensar que o ovo pode ajudar no ganho de massa faz sentido, já que ele é uma fonte de proteína, mas não faz sentido em uma dieta apenas com ovos.
“Os ovos podem auxiliar na construção, reparo de massa muscular. Porém, para que isso aconteça, até para que a pessoa consiga realizar bons treinos e construir essa musculatura, a gente também precisa de vários outros nutrientes, até mesmo do carboidrato. Ou seja, uma dieta baseada apenas no consumo dele não é eficaz”, explica.
A nutricionista Renata Farrielo reforça que o ovo pode sim ajudar na construção de massa magra, mas que os músculos não vão aumentar pela ingestão de um único alimento.