Neste domingo, 23 de julho, é a data que marca os 12 anos da morte da insubstituível Amy Winehouse. A cantora britânica morreu no ano de 2011, aos 27 anos, vítima de uma overdose de álcool.
A rádio rock 89Fm resgatou um vídeo incrível, como forma de homenagear Amy. Nele, 400 músicos se reuniram no Cityrocks, o maior evento de rock ao vivo da Europa Central, em Dunaújváros, Hungria, em 2021, para tocar vários sons de bandas como Nirvana, Blur, Linkin Park, Pink Floyd, e também uma homenagem a Amy Winehouse.
A canção escolhida da cantora foi “Rehab”, escrita e gravada por Amy, que fez parte do seu segundo e último álbum de estúdio, batizado de “Back to Black”, lançado no ano de 2006, com produção assinada por Mark Ronson.
Na letra, Amy esboçou sua recusa de ser internada em uma clínica de reabilitação.
Assista:
MORTE
Amy Winehouse morreu no dia 23 de julho de 2011, vítima de uma overdose de álcool. Ela foi encontrada sem vida em sua cama, na casa onde vivia em Camdem, no centro de Londres. No chão foram encontradas, o que podemos chamar de armas, que levaram a uma morte anunciada: três garrafas de vodca vazias.
O laudo médico realizado na época, indicava 4,16 gramas de álcool por litro de sangue no corpo da artista, sendo que um coma alcóolico acontece quando há mais de 3,5 gramas de álcool no sangue da vítima.
Amy Winehouse ficou conhecida mundialmente por sua voz inconfundível e a mistura de estilos como jazz, soul, R&B e outros ritmos em suas músicas. Amy morreu aos 27 anos, entrando para o famoso e macabro “Clube dos 27”: nome dado ao fenômeno de grandes músicos que morreram aos 27, como Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Janis Joplin, Jim Morrisson, entre outros, que morreram por conta de uma intoxicação alcóolica.
A cantora estava voltando a beber depois de tentar se manter sóbria por um período, e o excesso de bebida após determinado tempo sem a ingestão de álcool teria sido o motivo da morte de Amy. No entanto, familiares da famosa alegam que o principal motivo que levou a artista ao falecimento teria sido a bulimia, já que Winehouse enfrentou durante toda sua vida diferentes transtornos alimentares.
MÚSICAS
Dentre os maiores sucessos da cantora estão “Rehab”, “Back To Black”, “Valerie”, “You Know I’m No Good”, entre outras. O álbum “Back To Black”, de 2006, foi eleito pelo “The Guardian” como o melhor disco do século. Acumulando prêmios, recordes e uma legião de fãs, o legado de Amy se perpetua até os dias de hoje no mundo da música e da cultura, seja com o famoso delineado da compositora, seu penteado marcante ou sua personalidade ao mesmo tempo forte e meiga, descrita assim por amigos próximos.
Na música, seu trabalho é visto como referência e símbolo para novos artistas que também buscam misturar o jazz com o pop e popularizar o ritmo como Amy fez.
Relembre “Rehab” na voz da saudosa Amy Winehouse:
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Ará Rocha
Formada em Jornalismo pela Universidade São Marcos, São Paulo. É editora de OFuxico desde sua fundação, em 2000. Com passagens pela mídia impressa nas editoras Azul e Fractal e nos veículos O Dia, Agora e Agora São Paulo. Especializada em entretenimento com destaque para assuntos ligados a TV, teatro, cinema, saúde, shows e comportamento.