A jornalista Madeleine Lacsko é a convidada de Danilo Gentili no “The Noite”, do SBT, desta sexta-feira, 26 de maio.
Lançando o livro “Cancelando o Cancelamento”, o primeiro sobre o tema publicado em português, ela explica: “eu lia muito e escrevia sobre nas redes sociais e um amigo perguntou por que eu não faria um livro sobre, porque, em português, ninguém sistematizou ainda isso”.
Leia+: Danilo Gentili comenta polêmica com Léo Lins e faz alerta
Ela continua: “Isso que eu coloco no livro é uma privatização da militância. Você tem influencers que roubam o discurso da militância, fazem esse discurso como se fosse para militar e qual o ‘pulo do gato’ para saber a diferença? O impacto na vida real. Uma militância, você concorde com ela ou não, ela vai querer duas coisas: agir politicamente – ela vai querer te convencer – e vai querer mudanças na vida real. Se está ‘queimando pontes’, cancelando os outros, xingando todo mundo e a mudança que a pessoa quer só vai alterar a vida real dela que vai ser contratada como especialista em alguma coisa e ganhar like, você está diante de um business. Que eu nem acho errado, mas diga o que é, não pode fingir que é militância”.
Lacsko questiona: “O que um político fala é brincadeirinha e o que o humorista fala é sério, genocídio e ele tem que ser cancelado? Piadas matam, mas, se for do político, aí não mata”. E indaga: “por que não fiscalizam pornô do mesmo jeito que fiscalizam humorista?!”. A convidada diz se infiltrar em grupos virtuais para entender os radicais e conta: “estou lá até agora. No fim a gente fica viciado. Eu entro com meu nome e minha foto, porque eu posso usar qualquer comunicação minha com outra pessoa ou grupo judicialmente e também jornalisticamente se eu der a minha cara. Não estou enganando ninguém. Contei muitos casos (no livro) que eu pesquei ali nos grupos”. Há 27 anos no jornalismo, ela afirma que a ‘lacração’ virou um negócio e comenta: “falar mal dos outros, hoje, ganha visibilidade”.
O “The Noite” é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 1h.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Andréia Takano
Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em
2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site Ofuxico.