A Família Real usou uma rede social para divulgar as joias oficiais que serão usadas na cerimônia de coroação de Charles III, marcada para acontecer na Abadia de Westminster, no dia 6 de maio. O filho da rainha Elizabeth II usará a tradicional Coroa de St. Edward, feita em 1661 para a ascensão ao trono de outro rei, Charles II, e toda em ouro maciço, cravejada com 444 pedras preciosas, entre rubis, ametistas e safiras, com tampa de veludo e uma faixa de arminho, mais de dois quilos e 32 centímetros de altura.
Leia+: Príncipe Harry e Príncipe William não devem se encontrar na coroação
“As joias da Coroa são os tesouros mais preciosos da nação. No coração da coleção de Joias da Coroa estão a ‘Regalia’ da Coroação: os objetos sagrados usados durante a cerimônia de coroação. Esses objetos únicos representam os poderes e responsabilidades do monarca”, diz o texto publicado no Twitter, que ainda apresentou a coroa que a rainha consorte, Camilla Parker, usará, a Coroa da Rainha Mary, de 1911.
A Coroa da Rainha Mary foi escolhida por Camilla para a coroação, marcando a primeira instância nos tempos modernos de uma peça existente sendo usada para a cerimônia da consorte. Antes da coroação, pequenas mudanças e adições à coroa da rainha Mary estão sendo realizadas, como a inclusão dos diamantes Cullinan III, IV e V, que fizeram parte da coleção de joias pessoais da rainha Elizabeth II por muitos anos. O design foi inspirado na Coroa da Rainha Alexandra de 1902. Como a Coroa da Rainha Alexandra, pode ser usada sem os arcos em forma de diadema, que a Rainha Mary usou para a Coroação de seu filho, o Rei George VI, em 1937.
CONVITE DA COROAÇÃO TEM DETALHES EM FOLHA DE OURO
A família real britânica divulgou por meio das redes sociais uma foto do convite oficial da coroação do rei Charles III, marcada para acontecer no dia 6 de maio de 2023. No texto, Camilla, mulher de Charles, passa agora a ser chamada de rainha Camilla, e não mais rainha consorte.
Desenhado por Andrew Jamieson, o convite apresenta o motivo do Green Man, uma figura antiga do folclore britânico, símbolo da primavera e do renascimento, para celebrar o novo reinado.
As armas de Suas Majestades, as flores emblemáticas do Reino Unido e um prado de flores silvestres e animais selvagens britânicos estão incluídos no design, que foi pintado à mão em aquarela e guache, e será reproduzido e impresso em cartão reciclado, com detalhes em folha de ouro, para os 2.000 convidados.
A legenda ainda chama a atenção do internauta para uma galeria com convites históricos da monarquia.
A BBC conversou com uma pessoa ligada aos monarcas. Sob a condição de manter seu nome no anonimato, foi dito que faria sentido Camilla seguir com o título de rainha consorte, afinal, seria uma maneira de diferenciá-la da rainha Elizabeth II, falecida em 2022.
No entanto, ficou decidido que Camilla seria mesmo rainha Camilla, embora não entre na linha sucessão ao trono. O primeiro na fila é o príncipe William.
Foi anunciado ainda que no evento, o neto do rei Charles, o príncipe George, e os netos da rainha Camilla irão ter papéis importantes na cerimônia de coroação do monarca. George, de 9 anos, é o filho mais velho do herdeiro do trono, o príncipe William. Ele será um dos quatro pajens de honra que acompanharão o rei na grande cerimônia e participará da procissão na Abadia de Westminster, em Londres.
Os quatro pajens de Camilla serão seus netos Freddy Parker Bowles, Gus e Louis Lopes, além de seu sobrinho-neto Arthur Elliot.
Jornais britânicos haviam reportado anteriormente que a rainha queria que seus netos desempenhassem papéis importantes, embora seus pais sejam filhos de seu casamento com seu primeiro marido, Andrew Parker Bowles.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!