Conheça 10 cidades do Mato Grosso do Sul que se destacam no turismo por abrigar destinos com Bonito (melhor destino de ecoturismo do Brasil) e o Pantanal (maior área inundável do mundo, repleta de animais.)
Mundialmente conhecido por sua biodiversidade, o Mato Grosso do Sul possui ainda outras cidades turísticas com atrativos naturais e culturais variados, que iremos mostrar neste artigo.
O ecoturismo em Mato Grosso do Sul é muito forte e muito bem organizado. Os passeios em rios de águas cristalinas, grutas, cachoeiras da Serra da Bodoquena e o Pantanal, com sua rica flora e fauna típica, são os destaques.
Nesse post iremos falar um pouco do estado e mostrar 10 cidades do Mato Grosso do Sul para fazer turismo e suas atrações, confira!
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul é um estado novo, nasceu da divisão de Mato Grosso em 11 de outubro de 1977. Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, faz divisa com Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso. Faz fronteira também com o Paraguai e a Bolívia.
Confira alguns dados importantes de Mato Grosso do Sul:
- Qual a capital do Mato Grosso do Sul? Campo Grande.
- Quem nasce no Mato Grosso do Sul é? Sul-mato-grossense.
- Qual a população de Mato Grosso do Sul? Aproximadamente 2,810 milhões em 2021.
- Mato Grosso do Sul tem quanto de área? 357,125 km².
- Quais as maiores cidades de Mato Grosso do Sul? Campo Grande (895 mil hab), Dourados (223 mil hab), Três Lagoas (121 mil hab).
10 cidades do Mato Grosso do Sul para turismo
Entre as 10 cidades do Mato Grosso do Sul, consideradas turísticas, Bonito é de longe o principal destaque. Junto a ela tem também Jardim e Bodoquena, que integram um mesmo destino.
Outras três cidades estão ligadas ao Pantanal, Miranda, Aquidauana e Corumbá. A capital Campo Grande é a opção na área central, enquanto ao norte do estado, o destaque é a cidade de Costa Rica, também com vocação para ecoturismo no Mato Grosso do Sul.
Campo Grande MS
A capital de Mato Grosso do Sul é uma cidade ampla, bem espalhada, mesmo com seus quase 900 mil habitantes parece uma cidade do interior. Possui ruas largas e bem arborizadas onde é comum ver araras e tucanos.
Seu principal ponto turístico é o Parque das Nações Indígenas, repleto de atrações, com uma grande área verde em meio à cidade.
Como chegar – O aeroporto internacional de Campo Grande é a principal porta de entrada tanto da cidade como de todo o estado do Mato Grosso do Sul.
Para quem vem de estados vizinhos há várias rodovias que levam à capital de Mato Grosso do Sul. Confira as distâncias rodoviárias das capitais mais próximas:
- Brasília: 1046 km
- Cuiabá: 708 km
- Curitiba: 1004 km
- Goiânia: 840 km
- São Paulo: 984 km
Bonito MS
Entre as cidades do Mato Grosso do Sul, Bonito é o principal destaque turístico. A cidade respira o ecoturismo e conta com mais de 80 passeios diferentes distribuídos em dezenas de lugares na zona rural da cidade.
Entre os principais passeios, se destacam as flutuações em rios e nascentes de água incrivelmente transparente. Além dos rios, há grutas, cachoeiras, balneários e inúmeras atividades, como mergulho, tirolesa, cavalgada, passeios de bote, entre outros…
Como chegar – Jardim fica a 235 km da capital, no caminho para Bonito. Geralmente os turistas se hospedam em Bonito e fazem os passeios em Jardim, mas quem estiver de carro alugado pode passar uma ou duas noites na cidade de Jardim MS.
Bodoquena MS
Localizada dentro da unidade de conservação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, é outra cidade que compões os passeios do destino “Bonito”.
O parque tem uma grande quantidade de cachoeiras abertas à visitação, acessível principalmente por dois roteiros:
- Na Fazenda Boca da Onça fica a cachoeira Boca da Onça, com 156 m de altura. As outras atrações são o Poço do Macaco, Poço da Lontra, Cachoeira da Anta, do Jabuti, do Fantasma e a Garganta da Arara.
- A outra é a trilha pelo Parque Nacional da serra da Bodoquena que leva a várias cachoeiras, piscinas naturais, e finaliza com uma descida de 2 km em bote pelo rio.
Como chegar – Bodoquena fica a 265 km da capital de Mato Grosso do Sul, entre Bonito e o Pantanal. Da mesma forma que a cidade de Jardim suas atrações podem ser visitadas através de passeios saindo de Bonito. Porém, se estiver de carro pode ser uma opção de pernoite no roteiro de turismo de Mato Grosso do Sul.
Pantanal
O Pantanal é a maior área inundável do planeta e ocupa 65% da párea do estado de Mato Grosso do Sul. Com fauna e flora abundante, o Pantanal tem duas estações bem definidas: A cheia (época das chuvas) e a vazante (época seca).
Reconhecido pela UNESCO, como Reserva da Biosfera, o Pantanal é destino de turistas que procuram os safaris e passeios pelos rios, como também é um dos preferidos dos pescadores.
Uma das formas mais fáceis de visitação é a Fazenda San Francisco situada no início do Pantanal, com opção de passeios e hospedagem.
Como chegar – O início do Pantanal fica a 240 km de Campo Grande. As melhores opções são de carro alugado ou transfer.
- A Easy Travel Shop oferece o serviço de Transfer para o Pantanal
- Saiba como é o passeio na Fazenda San Francisco no Pantanal
- Reserve hospedagem no hotel fazenda San Francisco
Miranda MS
Fundada em 1778, a cidade de Miranda é conhecida como Portal do Pantanal. Fica no início da área do parque e o município tem boa parte de sua área inserida nele.
No município há várias fazendas turísticas situadas dentro do parque, abertas para visitação, como a Fazenda São Francisco e a Fazenda Caiaman.
A cidade tem também alguns marcos históricos da Guerra do Paraguai, além de construções de arquitetura do início do Século 20, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1931), e o prédio da Estação Ferroviária (1912).
Como chegar – A cidade de Miranda fica a 208 km da capital Campo Grande, com acesso pela BR-262. A melhor forma de chegar é traçar um roteiro de carro alugado, incluindo outras cidades, como Aquidauana, Corumbá e Pantanal.
Aquidauana MS
No caminho de Campo Grande para o Pantanal, Aquidauana apresenta cenários de montanha em meio a vasta planície pantaneira, como as serras de Piraputanga e Maracaju.
Entre os pontos turísticos de Aquidauana se destacam as belezas naturais da Serra de Maracaju, algumas cachoeiras, cavernas e até praias de areia branca às margens do Rio Aquidauana.
Na cidade há atrações como a imponente igreja matriz (1912), a Ponte Velha (1921), e o Museu Marechal José Machado Lopes, que conta a história dos conflitos militares na região.
Como chegar – Aquidauana fica a 140 km capital com acesso pela BR-262, próxima à Miranda e também indicamos um roteiro de carro.
Corumbá MS
Corumbá é uma das mais antigas cidades do Mato Grosso do Sul, fundada em 1778 e também o maior município do estado.
Situada às margens do Rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia, a cidade conta com vários prédios históricos bem conservados, além de várias praças e atrativos turísticos.
Corumbá é bastante procurada pelos passeios pelo Rio Paraguai, abordo de barcos muito confortáveis. Há opções de passeios de um dia, como também de cruzeiros de até 5 dias, Pantanal adentro.
Os passeios mais longos são experiências bem completas que incluem atividades no rio e também em safáris por terra para avistar animais, além de vivenciar a cultura e provar a gastronomia pantaneira.
Como chegar – Um pouco mais distante, a 426 km da capital de Mato Grosso do Sul, indicamos alugar um carro para conhecer também Miranda, Aquidauana e o Pantanal.
Costa Rica MS
Situado ao norte do estado, na divisa com Goiás e Mato grosso, o município de Costa Rica MS é considerado também um ótimo destino de ecoturismo em Mato Grosso do Sul.
O município conta com vários parques naturais repletos de nascentes, cachoeiras, cânions e grutas. As atividades são variadas e incluem trilhas, flutuação, rafting, arvorismo, rapel, tirolesa, entre outras…
Há quatro parques naturais, são eles:
- Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú – Lá está o principal cartão-postal de Costa Rica: o Salto do Majestoso, com 64 metros de altura.
- Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari – Local de grande beleza cênica com nascentes d’água, chapadas e cânions, além de sítios arqueológicos.
- Parque Nacional das Emas – É a maior unidade de conservação do bioma cerrado do Brasil, repleto de trilhas que podem ser percorridas a bordo de um carro-safári, bike ou a pé.
- Parque Natural Municipal da Lage – É um balneário que oferece piscina natural abastecida com água de rio.
Como chegar – Situada 328 km à Nordeste de Campo Grande, recomendamos alugar um carro na capital se deslocar e conhecer as atrações naturais de Costa Rica MS.
Ponta Porã MS
Ponta Porã entra na lista de turismo no Mato grosso do Sul, principalmente por ser um destino de compras no Paraguai. Faz fronteira seca com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.
Porém, além das compras as duas cidades revelam alguns lugares históricos e belezas naturais.
Em Ponta Porã se destaca o prédio do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada (1941), o Marco Grande (1872), e o Castelinho (1920), sede do Governo do Território Federal de Ponta Porã da época.
Em Pedro Juan Caballero (lado paraguaio) o destaque fica para as belezas naturais do Parque Nacional Cerro Corá, situado a 35 km de Ponta Porã.
Como chegar – Situada 313 km ao Sul do estado a melhor forma de fazer turismo em Mato Grosso do Sul, na cidade de Ponta Porã é de carro alugado.
Turismo em Mato Grosso do Sul: Quando ir
O clima em Mato Grosso do Sul é predominante do tipo tropical, com chuvas de verão (de outubro a março) e inverno seco (de abril a setembro).
As temperaturas médias ficam em torno de 25°C no estado, com máximas de 30°C no verão e mínimas de 15°C no inverno. Na região de Bonito ocorrem eventualmente frios mais intensos em torno de 5°C.
Visitar Bonito e o Pantanal no verão ou no inverno propicia experiências bem diferentes.
- O Pantanal na época seca (inverno) é melhor para observar os animais que saem mais para se alimentar.
- O Pantanal na época das cheias (verão) é melhor para fazer passeios aquáticos.
- A melhor época para os passeios em Bonito é no inverno (época seca), maior probabilidade de sol e rios mais transparentes.
- Já no inverno (época mais chuvosa) as cachoeiras estão mais cheias e bonitas, porém a água dos rios estará mais turva para as flutuações.