A colheita do milho segunda safra foi finalizada em Mato Grosso do Sul, atingindo 1,992 milhão de hectares, na última semana. Com a revisão dos números estimados para a safra, a produtividade passou de 78 para 96 sacas/hectare e a produção aumentou de 9,34 para 11,47 milhões de toneladas. As informações integram o Boletim da Casa Rural, divulgado pela Aprosoja/MS e Sistema Famasul, divulgado nesta semana.
Em relação à safra anterior, os novos dados representam incremento de 101% na produtividade e 75% na produção. Até o momento foram comercializados 50,20% da safra do grão, ao preço disponível de R$ 72,24.
A região norte finalizou a operação com adiantamento de aproximadamente cinco semanas, em relação as demais regiões, que finalizaram a colheita mais recentemente.
Soja: A estimativa para a safra de soja 22/23 aponta cultivo em área de 3,8 milhões de hectares, incremento de apenas 2,5% em relação à safra anterior; com produtividade média de 53 sc/ha e produção de 12,3 milhões de toneladas.
O aumento de 26% nos custos de produção ocasionou a redução na expectativa de incremento de área, que tem média de crescimento de 7% a cada safra.
A região sul do estado apresenta 3,3% da área plantada, o centro e o norte tem semeadura de 2,2% e 1,4% da área, respetivamente; o que corresponde ao volume de 103 mil hectares, até o momento, de acordo com o Projeto SIGA-MS. Em relação à safra anterior, a operação está 0,20 pontos percentuais acima, com avanço de 1,5 pontos percentuais nos últimos sete dias.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Notícias Agrícolas e receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
- Soja
- Milho
- Agronegócio
- Colheita
- Mato Grosso do Sul
- Safrinha
- Agricultura
- Plantio
- Segunda Safra
- Aprosoja
- Realidades da Safra
- Safra Verão
Fonte:
Aprosoja MS