W3.CSS

Pu

O mercado futuro do café arábica encerrou a semana com valorização e se aproximando de 230 cents/lbp nas principais referências na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Operadores e produtores continuam atentos às condições climáticas no Brasil, que são os fatores que continuam dando suporte aos preços mesmo com o início da colheita da safra brasileira. 

Leia mais:

+ Dia do Café: Setor avançou em pesquisa, sustentabilidade e qualidade, mas segue trabalhando para combater os mitos que envolvem a cadeia

De acordo com Gil Barabach, analista da Safras & Mercado, a memória recente das geadas do ano passado continuam trazendo bastante nervosismo ao mercado, e por isso, os preços na bolsa segue apresentando uma volatilidade ainda mais acentuada. A tendência é que esse cenário persista durante todo o Inverno Brasil. 

Por outro lado, o produtor além de estar focado no início da colheita no Brasil, também vem participando mais das negociações. Gil destaca em entrevista ao Notícias Arícolas que ainda é um aumento gradativo na participação, mas que houve ligeiro avanço comparado com algumas semanas. 

Leia mais:

+ Professor Donizeti Alves: Frio da semana passada prejudica a qualidade dos frutos de café e acende outro alerta na safra 22

Julho/22 teve alta de 285 pontos, negociado por 229,45 cents/lbp, setembro/22 teve valorização de 290 pontos, valendo 229,70 cents/lbp, dezembro/22 teve alta de 275 pontos, cotado por 229,05 cents/lbp e março/23 registrou valorização de 275 pontos, cotado por 227,50 cents/lbp. No acumulado semanal, o contrato referência avançou 6,35% diante das preocupações com o inverno e chuvas abaixo da média no Brasil.